Resumo (PT):
No decurso dos séculos XVII e XVIII, a igreja de Santa clara do Porto foi alvo de sucessivas intervenções artísticas que a converteram na “caverna de ouro” como se tornou conhecida. Elemento integrante de um convento de Clarissas fundado em 1416, o edifício foi sujeito ao fervor de renovação litúrgica vivido em toda a Cristandade Católica, que atribuiu um protagonismo muito particular à Eucaristia e à devoção ao Santíssimo Sacramento. A capela-mor foi ampliada, conheceu dois retábulos, três sacrários, duas custódias portáteis e foi completamente revestida de talha dourada. Estas transformações artísticas foram acompanhadas por outras de natureza efémera, identificadas através das fontes documentais que mencionam sumptuosas armações e monumentos eucarísticos destinados às cerimónias da Semana Santa.
Abstract (EN):
During the 17th and 18th centuries, the church of Santa Clara do Porto
underwent successive artistic interventions that turned it into the “cave
of gold” as it turned to be known. An integral element of a convent of
Poor Clare sisters founded in 1416, the building was subjected to the
fervour of liturgical renewal experienced throughout Catholic Christianity,
which gave particular prominence to the Eucharist and devotion
to the Blessed Sacrament. The main chapel was enlarged, it had two
altarpieces, three tabernacles, two portable custodies and was completely
covered in gilded woodcarving. These artistic transformations
were accompanied by others of ephemeral nature, identified through
the documental sources that mention sumptuous frames and Eucharistic
monuments destined to the Holy Week ceremonies.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Disponível em: https://hdl.handle.net/10433/21104