Resumo (PT):
O presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio
Profissional do segundo ano do segundo ciclo de estudos em Ensino de
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Desporto
da Universidade do Porto (FADEUP). O Estágio Profissional decorreu ao longo
de dez meses, numa turma do 10º ano de escolaridade e outra do 12º ano e
ainda numa turma do 2º ciclo de escolaridade. Durante este ano foi possível
perceber efetivamente o que é “ser Professor”, em resultado do contacto real
com o contexto escolar e com todos os elementos que o compõem. Desde as
tarefas de planeamento à operacionalização das mesmas foram surgindo
desafios e dificuldades que exigiram o melhor de mim e me permitiram
desenvolver enquanto docente. Para além disto, a realização do estudo com a
turma de 10º ano permitiu-me perceber que não há impossíveis, e que
independentemente das caraterísticas das turmas, podemos efetivamente ajudar
os alunos a alcançar algo significativo para as suas vidas, neste caso na adoção
de estilos de vida mais ativos. O meu contributo para a instituição que em
acolheu, a relação com os alunos e a prática reflexiva também tiveram espaço
na reflexão presente neste documento. O Estágio Profissional mostrou-se crucial
nesta fase de transição de estudante a professor, pelo contexto real que ofereceu
e que me permitiu recorrer aos conhecimentos adquiridos, enquanto busquei
incessantemente o desenvolvimento profissional nas diversas funções adstritas
à função docente
Abstract (EN):
This document was prepared within the scope of the school placement unit of the
second year of the second cycle of studies in Teaching Physical Education in
Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sports of the University of Porto
(FADEUP). This document referring to the school placement, carried out for 10
months, with a 10th and 12th year class – in secondary education – and a 2nd
cycle class, will address all the phases and all the experiences lived throughout
this academic year 2022/2023 as a trainee teacher. During this year it was
possible to effectively understand what it means to “be a teacher”, as a result of
real contact with the school context and all the elements that make it up. From
the planning tasks to their operationalization, challenges and difficulties arose
that demanded the best of me and allowed me to develop as a teacher.
Furthermore, carrying out the study with the 10th grade class allowed me to
understand that nothing is impossible, and that regardless of the characteristics
of the classes, we can effectively help students achieve something significant in
their lives, in this case in the adoption of more active lifestyles. My contribution to
the institution that hosted me, the relationship with students and reflective
practice also had space in the reflection present in this document. This school
placement proved to be crucial in this transition phase where I found myself, due
to the real context it offered and which allowed me to put into practice all the
knowledge acquired, while I incessantly sought professional development in the
different teaching areas.
Language:
Portuguese