Resumo (PT):
O presente Relatório de Estágio, intitulado “A procura labiríntica por um caminho efémero”, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Profissional inserida no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Este documento retrata a experiência de uma Estudante-Estagiária, que busca incessantemente o seu próprio caminho, na complexidade subjacente ao ensino em contexto real. Assim, através do confronto com a realidade, sucedem-se transformações indispensáveis na transitabilidade do labirinto, que estão segmentadas em oito capítulos. Ao longo destes capítulos, apresento o ponto de partida e todas as modificações e aprendizagens que ocorreram neste trajeto de riqueza inestimável, reproduzindo fielmente os momentos cruciais vivenciados no Estágio Pedagógico. A bússola orientadora de todo este processo, o Professor Cooperante, ao guiar-me pelo labirinto, transformou cada passo numa aprendizagem única e individualizada, elevando constantemente a dimensão reflexiva. Aliado à descoberta do meu próprio caminho surge a contemplação permanente da necessidade de descontentamento pela própria prática, uma vez que é imprescindível para a responsabilização pelo crescimento integral dos alunos.
Abstract (EN):
The present Internship Report, titled "The labyrinthine quest for a fleeting path," was prepared as part of the Professional Internship Course within the Master's in Physical Education Teaching for Elementary and Secondary Education at the Faculty of Sports Science of the University of Porto. This document portrays the experience of a Student Intern who tirelessly seeks her own path within the complexity inherent to real-world teaching. Thus, through the confrontation with reality, indispensable transformations unfold in navigating the labyrinth, which are segmented into eight chapters. Throughout these chapters, I present the starting point and all the modifications and learning experiences that occurred on this invaluable journey, faithfully reproducing the crucial moments experienced during the Pedagogical Internship. The guiding compass of this entire process, the Cooperating Teacher, as he led me through the labyrinth, turned each step into a unique and individualized learning experience, consistently elevating the reflective dimension. Alongside the discovery of my own path is the ongoing contemplation of the need for dissatisfaction with one's own practice, as it is essential for the accountability of students growth and development as a whole.
Language:
Portuguese