Resumo (PT):
O presente documento intitulado de “A resiliência necessária para ser um professor promotor de um ensino de qualidade em educação física” foi construído por um estudante estagiário (o autor), no qual expõe o seu processo de desenvolvimento na profissão de docente de Educação Física ao longo do estágio profissional. O objetivo central do estágio foi acrescentar ao autor competências em diversas áreas, considerando a capacidade de intervenção em diversas dimensões do meio escolar. O presente estágio está integrado no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, e a sua realização ocorreu numa escola cooperante da zona metropolitana do Porto numa turma do 10º ano de escolaridade. Os desafios que surgiram foram valiosas oportunidades de aprendizagem, mesmo que o estudante estagiário não os tenha percecionado dessa forma de imediato. De salientar a riqueza das aprendizagens adquiridas, desde o nível do planeamento até ao momento da intervenção pedagógica. Ao longo da intervenção, o professor também foi capaz de desenvolver uma melhor relação com os alunos, que foi fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Além das experiências e aprendizagens com maior ênfase na dimensão profissional, ainda houve espaço para o estudante estagiário expor como é que estas situações afetavam o seu estado pessoal e os sentimentos que estas despertavam, com ênfase a resiliência e persistência que um professor tem de ter para levar a cabo a ação pedagógica. O estudo de investigação desenvolvido procurou analisar a perceção dos alunos acerca do uso de modelos de ensino centrados no aluno (Fitness Education e Ensino Recíproco) na área da aptidão física. Os resultados obtidos evidenciam que o uso destes modelos afetou positivamente a motivação dos alunos para os momentos de exercitação desta área e tornou-os mais autónomos, dando-lhes a oportunidade de gerir e adequar os exercícios/ritmo de execução conforme as suas capacidades individuais. A dinâmica de grupos também fomentou o espírito de entreajuda que, por sua vez, ajudou à melhoria da responsabilização dos alunos.
Abstract (EN):
A resiliência necessária para ser um professor promotor de um ensino de qualidade em educação física” is a document created by a preservice teacher (the author) who explains his process of growth in the profession of Physical Education teacher throughout his school placement. The central objective of the internship was to add skills to the author in several areas, considering the ability to intervene in different dimensions of the school environment. This school placement was integrated into the master’s degree in teaching physical education in Basic and Secondary Education, and its completion was made possible by a 10th year class from a school in the metropolitan area of Porto. The challenges that arose were valuable learning opportunities, even if the preservice teacher did not perceive them that way immediately. It is worth highlighting the richness of the learning acquired, from the planning level to the moment of pedagogical intervention. Throughout the intervention, the teacher was also able to develop a better relationship with the students, which was fundamental to the teaching-learning process. In addition to experiences and learning with greater emphasis on the professional dimension, there is still space for the preservice teacher to expose how these situations affected their personal state and the feelings they aroused, where there is an alert to the resilience and persistence that a teacher has to have for pedagogical action. The research study developed sought to analyze students' perceptions regarding the use of student-centered teaching models (Fitness Education and Cooperative Learning) in the area of physical fitness. The results obtained demonstrate that the use of these models positively affected students' motivation when exercising this area and makes them more autonomous, giving them the opportunity to manage and adapt the exercises/rhythm of execution according to their individual capabilities. Group dynamics also encourage a spirit of mutual help and help improve student accountability.
Language:
Portuguese