Resumo (PT):
Na condição de estagiário, realizei o meu estágio profissional na Escola
Básica e Secundária de Pedrouços, com o objetivo de dar continuidade à
aprendizagem do desempenho da função docente. Inserido num núcleo de
estágio composto por três estagiários, uma professora cooperante pertencente
aos quadros da escola e uma professora orientadora da Faculdade de Desporto
da Universidade do Porto. A realização deste trabalho teve como objetivo
partilhar, rever, analisar e refletir sobre o percurso realizado ao longo do estágio
profissional, que me permitiu aperfeiçoar e desenvolver as minhas capacidades
como professor. Este ano foi marcante, cheio de vivências e experiências em
contexto real de ensino, possibilitando o desenvolvimento profissional e pessoal.
O relatório encontra-se estruturado por diferentes capítulos: a Introdução; o
Enquadramento Pessoal, no qual retrato o meu percurso até à realização do
Estágio Profissional e as minhas expectativas para com o mesmo; a escola e a
turma, no qual as caracterizo e expresso em que sentido influenciaram a minha
prática; o Enquadramento Profissional, estando inserida a minha conceção sobre
a Educação Física, os diferentes níveis de planeamento, a operacionalização na
prática e temas como a avaliação, o processo de reflexão, as aulas observadas
e a experiência da lecionação partilhada de uma turma de outra faixa etária; a
Participação na Dimensão Escola-Comunidade e por fim a Conclusão e
Perspetivas Futuras, fazendo uma reflexão final sobre as competências
adquiridas e considerações finais sobre o estágio, expondo o meu plano para o
futuro. O estudo de investigação ação foi sobre a autoavaliação dos alunos na
modalidade de andebol. Tive como objetivo verificar se, através da mudança da
metodologia de ensino e avaliação, existe alteração dos resultados obtidos na
autoavaliação do aluno ou se persiste o desfasamento entre a avaliação e a
perceção do mesmo. Os resultados obtidos mostram, no meu contexto, uma
alteração parcial da autoavaliação dos alunos, mais correspondente com a
realidade. Os alunos aumentaram a sua perceção e entendimento referente a
sua avaliação.
Abstract (EN):
As an intern, I completed my professional internship at the Pedrouços
Primary and Secondary School, with the goal of continuing to learn how to
perform the teaching role. I was part of an internship group made up of three
trainees, a co-operating teacher from the school and a tutor from the Faculty of
Sport at the University of Porto. The aim of this work is to share, review, analyse
and reflect on the course taken during the internship, which enabled me to
improve and develop my skills as a teacher. This was a remarkable year, full of
experiences in a real teaching context, which enabled me to develop myself both
professionally and personally. The report is structured in different chapters: the
Introduction; the Personal Framework, in which I describe my journey up to the
Professional Internship and my expectations of it; the school and the class, in
which I characterise them and express how they have influenced my practice; the
Professional Framework, which includes my conception of Physical Education,
the different levels of planning, the operationalisation in practice and topics such
as assessment, the reflection process, the classes observed and the experience
of teaching a class of a different age group; Participation in the School-
Community Dimension and finally the Conclusion and Future Perspectives,
making a final reflection on the skills acquired and final considerations about the
internship, as well as setting out my plan for the future. The action research study
was about students' self-assessment in handball. My goal was to check if, by
changing the teaching and assessment methodology, there was a change in the
results obtained in the student's self-assessment or if the gap between the
assessment and the student's perception persists. In my context, the results show
a partial change in the students' self-assessment, which is more in line with
reality. Students have increased their perception and understanding of their
assessment.
Language:
Portuguese