Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > DE TREINADOR DE ALTO RENDIMENTO A PROFESSOR: PENSAR COMO TREINADOR, DECIDIR COMO PROFESSOR E PREPARAR ALUNOS PARA O MUNDO PROFISSIONAL
Publication

DE TREINADOR DE ALTO RENDIMENTO A PROFESSOR: PENSAR COMO TREINADOR, DECIDIR COMO PROFESSOR E PREPARAR ALUNOS PARA O MUNDO PROFISSIONAL

Title
DE TREINADOR DE ALTO RENDIMENTO A PROFESSOR: PENSAR COMO TREINADOR, DECIDIR COMO PROFESSOR E PREPARAR ALUNOS PARA O MUNDO PROFISSIONAL
Type
Thesis
Year
2023-06-29
Authors
João Bernardo Caldeira Pires Calaça Martins
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O objetivo central do estágio profissional foi acrescentar, ao estudante estagiário, competências em múltiplas áreas, tendo em conta a sua capacidade de intervenção em diversos campos do meio escolar. Destes, salientamos as principais vivências experienciadas, através de uma prática de ensino supervisionada. O estágio foi integrado no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, e teve a sua realização prática na Escola Secundária António Nobre, numa turma do Curso Profissional de Técnico(a) de Desporto. Especificamente, este relatório evidencia diversos aspetos temáticos, a saber: o contacto inicial com o ensino, a gestão da turma, o relacionamento com o contexto escolar e, ainda, o estudo da intervenção assente no perfil do professor de Educação Física, comparando com o perfil do treinador desportivo, sendo ligado ao processo de ensino profissional, o que possibilita a transferência de certos valores e traços de perfis do professor para uma outra função, o treino de alto rendimento e a atividade de treinador. Este estágio permitiu promover a mudança do estudante estagiário a favor de um futuro professor, na medida em que desenvolveu importantes vertentes, tais como: (i) o aluno é o foco central do ensino, sendo o professor um facilitador de aprendizagem; (ii) as regras são essenciais para o bom ambiente da aula; (iii) a melhor gestão da aula depende da estruturação prévia da aula e, assim, há um maior tempo potencial de aprendizagem do aluno; (iv) é fundamental a reflexão sobre a intervenção-ação. Nesta linha de pensamento, refira-se que o presente estágio fomentou um crescimento do estudante estagiário, relativamente à compreensão dos conteúdos programáticos, suportados pela cultura desportiva e pela competência de argumentação em relação a temáticas das ciências do desporto. Desta forma, o estudante estagiário evoluiu progressivamente, aprendendo a ter uma maior gestão do processo de ensino-aprendizagem, ganhando uma capacidade de integração na relação com os alunos, tendo por base a ideia de que o professor de Educação Física deverá estar ele próprio em permanente procura de conhecimento e de adaptação às novas gerações.
Abstract (EN): The principal objective of the school placement was to add, to the student-teacher, skills in multiple areas, considering their ability to intervene in various fields of the school environment. Of these, we highlight the main experiences experienced, through a supervised teaching practice. The school placement was integrated in the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary School System and had its practical realization in the António Nobre Secondary School, in a class of the Professional Course of Sports Technician. Specifically, this report highlights several thematic aspects, namely: the initial contact with teaching, class management, the relationship with the school context and also the study of the intervention based on the profile of the Physical Education teacher, comparing with the profile of the sports coach, connecting to the process of professional education, which enables the transfer of certain values and traits of teacher profiles to another function, the high-performance training and the activity of coaching. This school placement allowed to promote the change of the student-teacher in favor of a future teacher, to the extent that it developed important aspects, such as: (i) the student is the central focus of teaching, with the teacher being a learning facilitator; (ii) the rules are essential for the good environment of the class; (iii) the best management of the class depends on the prior structuring of the class and, thus, there is a greater potential time of student learning; (iv) reflection on the intervention-action is fundamental. In this line of thought, it should be noted that this school placement fostered a growth of the student-teacher, regarding the understanding of the programmatic contents, supported by the sports culture and the competence of argumentation in relation to themes of sports sciences. In this way, the student-teacher evolved progressively, learning to have a greater management of the teaching-learning process, gaining a capacity for integration in the relationship with the students, based on the idea that the Physical Education teacher should be himself in permanent search for knowledge and adaptation to the new generations.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório de EStágio de João Bernardo Caldeira Pires Calaça Martins DE TREINADOR DE ALTO RENDIMENTO A PROFESSOR: PENSAR COMO TREINADOR, DECIDIR COMO PROFESSOR E PREPARAR ALUNOS PARA O MUNDO PROFISSIONAL 1009.05 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-10-22 at 20:33:24 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book