Resumo (PT):
A presente investigação visa analisar a gestão de CFDs, através da avaliação das perceções dos seus consumidores (participantes e pais). Especificamente, procurou-se (i) analisar as expectativas, a QS, a satisfação geral e as IC futuras dos consumidores para com este evento; (ii) compreender se existe alguma relação entre as variáveis acima descritas quer nos participantes, quer nos seus pais; e, (iii) estabelecer possíveis comparações entre estes consumidores. Para a operacionalização destes objetivos, foram desenvolvidos três estudos empíricos independentes, mas interrelacionados. No primeiro estudo empírico, foi efetuada uma revisão sistemática da literatura em gestão de CFs. Foram encontrados 22 artigos, cinco áreas de gestão, assim como 11 termos diferentes para identificar o evento CF. O segundo estudo empírico visou a avaliação após a experiência de consumo, tendo sido examinadas as relações entre QS, satisfação e IC nos participantes e nos pais. Verificou-se que diferentes dimensões da QS influenciam e afetam a satisfação e as IC futuras de forma diferenciada nos participantes e nos seus pais. No terceiro estudo empírico, compararam-se as expectativas (avaliadas antes da experiência) com a avaliação da QS (após a experiência) em participantes e pais. Verificou-se que os participantes tinham expectativas mais altas do que as suas avaliações, enquanto os pais avaliaram o desempenho do serviço com pontuações superiores às suas expectativas iniciais com o CFD.
Os resultados globais dos estudos empíricos permitem concluir que a análise holística dos consumidores de CFDs, considerando a avaliação pré e pós evento, é determinante para o sucesso do mesmo. Os consumidores têm diferentes expectativas em relação ao CFDs, experienciando-os e avaliando-os de forma diferente. Assim, na organização e gestão destes eventos devem ser consideradas as expectativas e preferências dos participantes e dos seus pais.
A presente investigação constitui-se como um esforço inicial para a compreensão da gestão de CFs, agregando maior conhecimento sobre as experiências dos consumidores de CFDs. Adicionalmente são propostas estratégias para a melhoria das práticas de gestão destes eventos.
Abstract (EN):
The present investigation aims to analyze the management of sport child camps, through the evaluation of the perceptions of their consumers (participants and parents). Specifically, was intended to (i) analyze consumers' expectations, service quality, overall satisfaction, and future behavioural intentions towards this event; (ii) understand if there is any relationship between these variables, in both participants and their parents; and (iii) establish possible comparisons between them. For that, were developed three independent but interrelated studies. In the first study, a systematic review of the literature on child camps management was carried out. Were found 22 articles, five management areas, as well as 11 different terms to identify the child camp event. The second study aimed the evaluating after the consumption experience, examining the relationships between service quality, satisfaction and future behavioural intentions in participants and parents. Was concluded that different dimensions of service quality influence and affect satisfaction and future behavioural intentions differently, in both participants and their parents. In the third study, expectations (assessed before the experience) were compared with the service quality evaluation (after the experience) in participants and their parents. Were concluded that participants had higher expectations than their service quality evaluation, while parents service quality evaluation was higher than their initial sport child camp expectations.
The results of the studies allow to conclude that the holistic analysis of sport child camps consumers, considering the pre and post event evaluation, is crucial for its success. Consumers have different expectations regarding the sport child camp, experiencing and evaluating it differently. Thus, in the management of these events, the expectations, and preferences of participants and their parents, must be considered.
The present investigation represents an initial effort to understand the management of child camps, adding greater knowledge about the experiences of sport child camps consumers. Additionally, strategies are proposed to improve the management practices of these events.
Key-Words: SPORT MANAGEMENT; SPORT EVENTS; SPORT SERVICES; CONSUMER BEHAVIOUR
Language:
Portuguese