Resumo (PT):
O desenvolvimento da educação de surdos inicia a partir do
século XV, quando os primeiros educadores – preceptores, religiosos e
médicos – buscaram ensinar a língua oral e/ou escrita para que surdos da
nobreza pudessem ser reconhecidos pela lei e herdar títulos. Já no caso do
Brasil, a presença de educadores desde a fundação do Instituto Imperial dos
Surdos-Mudos de Ambos os Sexos em 1857 também foi fundamental para a
formulação e desenvolvimento do campo. Com o intuito de investigar essa
dinâmica, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão global
de como se organizava o ensino para surdos no Brasil no século XX e de que
forma educadores infl uenciaram esse cenário. A pesquisa foi norteada pela
perspectiva teórica da Historiografi a Linguística e, dialogando com as ideias
de Swiggers (1990), teve sua análise orientada pelo modelo sociológico, pois
buscou compreender o contexto social do período estudado e as relações
entre os grupos sociais que atuaram, de diferentes maneiras, nas práticas
pedagógicas voltadas para surdos no Brasil ao longo do século XX. Verifi couse que, além de aprofundarem questões sobre a área com suas investigações, os
educadores também foram agentes importantes na formulação e consolidação
de práticas pedagógicas - seja para reforçar e aprofundar o método defendido
pelas ideias intelectuais do período, seja para propor medidas de resistências
e outras metodologias
Abstract (EN):
The development of the education of the Deaf begins in the 15th
century, when the fi rst educators – preceptors, religious and doctors - sought to
teach the oral and/or written language so that the Deaf of the nobility could be
recognized by the law and inherit titles. In the brazilian context, the presence of educators since the foundation of the Instituto Imperial dos Surdos-Mudos
de Ambos os Sexos in 1857 was also fundamental for the formulation and
development of the fi eld. In order to deepen this dynamic, the current work
aims to present a global view of how education for the deaf was organized in
Brazil in the 20th century and how educators infl uenced this scenario. The
research was guided by the theoretical perspective of Linguistic Historiography
and, in dialogue with the ideas of Swiggers (1990), its analysis was guided by
the sociological model, as it seeks to understand the social context of the period
studied and the relations between the social groups that acted, in diff erent
ways, in pedagogical practices aimed at the Deaf in Brazil throughout the
20th century. It is observed that, in addition to deepening questions about
the area with their investigations, educators were also important agents in
the consolidation of pedagogical practices - either to reinforce the method
defended by the intellectual ideas of the period, or to propose measures of
resistance and others methodologies
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13004