Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Ser professor de Educação Física: um sonho que se tornou realidade
Publication

Ser professor de Educação Física: um sonho que se tornou realidade

Title
Ser professor de Educação Física: um sonho que se tornou realidade
Type
Thesis
Year
2022-11-16
Authors
Rui José Fernandes Machado Silvério
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional, do Segundo ano de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio foi realizado numa escola de ensino básico e secundário, em Gaia, no ano letivo de 2020/2021, como último capítulo de formação dos estudantes estagiários na sua formação para Mestres nos ensinos básico e secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Este relatório retrata as principais vivências durante o ano de estágio de um estudante-estagiário (o autor), que acabou por ser um ano atípico devido à pandemia provocada pelo COVID-19. O estágio foi acompanhado por uma professora cooperante, professora da escola, e uma professora orientadora que pertencia à faculdade, sendo realizado no seio de um núcleo de professores estagiários. O estágio teve como principal desafio o meu desenvolvimento como profissional de ensino da Educação Física.Com pouca experiência a este nível passei por várias etapas ao longo deste ano letivo. Cresci como profissional e como pessoa também. Para além dos desafios diários e constante superação profissional, sempre procurei dar o melhor de mim em prol dos alunos; tentei ser sempre determinado em torná-los melhores pessoas quer a nível escolar quer na sua integração na sociedade como seres humanos emancipados. Diariamente também passei por momentos de desconforto, na lecionação tentei sempre superá-los pesquisando ou dialogando no seio do núcleo de estágio, outras vezes sentia desconforto nas deslocações para a escola pois eram muito desgastantes com horas de espera e trocas entre transportes. Mas o desafio maior deu-se no final do 1º período, em que passei a viver sozinho após o falecimento do meu pai com COVID-19. Tive de gerir as minhas responsabilidades familiares sem descurar do objetivo de terminar o estágio dando o melhor de mim. No decurso do estágio foi realizado. Um estudo na turma residente em resultado da perceção de algumas mudanças de comportamento dos alunos no ensino a distância. Com o intuito de perceber o porquê da mudança de paradigma, que resultou em comportamentos mais positivos, foi elaborado um questionário que foi aplicado na escola onde estava a ser realizado o estágio profissional de forma a perceber se as mudanças tinham sido apenas um caso isolado ou se se refletiu nos alunos da escola em geral. Os resultados indicaram que os alunos preferem e sentem-se mais motivados para o ensino presencial, em particular na educação física, sendo este facto evidenciado nos alunos do ensino básico do que no secundário. Outra evidência é que os alunos referem como maiores diferenças entre as duas tipologias de ensino para a educação física o tipo de contacto entre os intervenientes e os espaços de aulas. Verificou-se também que o que os alunos mais gostaram no ensino a distância é poderem ficar em casa e não terem de se deslocar para a escola. Um dado curioso é que os alunos que preferiram o ensino a distância sentem-se mais participativos, organizados e dizem conseguir estar mais atentos nas aulas em geral.
Abstract (EN): The school placement report emerged within the scope of the practicum unit, of the 2nd year of the Master's in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education. The school placement was carried out at a primary and secondary school in Gaia, during the academic year of 2020/2021, with the objective of graduating intern students as Masters of the Faculty of Sports of the University of Porto (FADEUP). This report demonstrates all the main experiences during the practicum year, which turned out to be an atypical year due to COVID-19. A cooperating teacher, from the school, accompanied the school placement and a supervisor teacher, from the university, as well as a group of preservice teachers. The main challenge of the school placement was the growth and development as a teaching professional of sports practice. With little experience at this level, I went through several stages throughout the school year. I grew as a professional and as a person as well. In addition to the daily challenges and constant professional overcoming, always wanting to do my best for the students, I always tried to be determined to make them better people both at school and in their integration with society. During moments of struggle with teaching. I always tried to overcome them by researching or dialoguing within the internship nucleus, at other times I felt discomfort when traveling to school because they were very exhausting with hours of waiting and exchanges between transports. However, the biggest challenge came at the end of the 1st period, where I started to live alone, after the death of my father with COVID-19 and having to manage my family responsibilities without losing sight of the objective of finishing the school placement giving my best. This study was carried out in the resident class as a result of the observation of some behavioral changes for distance learning. In order to understand the reason for the paradigm shift, which resulted in more positive behaviors, a questionnaire was prepared that was applied at the school, where the school placement was being carried out, in order to understand whether the changes had been just an isolated case if it was replicated in the students at the school in general. The results indicate that students prefer and feel more motivated with face-to-face teaching, particularly in physical education, and this fact is more evident in primary school students than secondary school students. Another evidence is that students refer to the type of contact between the participants and the classroom spaces as the biggest differences between the two types of teaching of physical education. It was also found that what students enjoyed most about distance learning is being able to stay at home and not having to go to school. A curious fact is that students who preferred distance learning feel more participatory, organized, and say they can be more attentive in classes in general.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório de Rui José Machado Silvério Ser professor de Educação Física: um sonho que se tornou realidade 1510.31 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-10-18 at 03:26:54 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book