Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Desafios e exigências da profissão docente: reinventar, ressignificar e sair da zona de conforto.
Publication

Desafios e exigências da profissão docente: reinventar, ressignificar e sair da zona de conforto.

Title
Desafios e exigências da profissão docente: reinventar, ressignificar e sair da zona de conforto.
Type
Thesis
Year
2022-11-08
Authors
Renata Maria da Conceição
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O presente documento retrata toda a trajetória de uma Estudante Estagiária (EE), a autora, durante seu último ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), numa Escola de Ensino Secundário. Tem como objetivo documentar o caminho percorrido, assim como as experiências profissionais vivenciadas, durante o ano letivo 2021-2022, documentadas com recursos a reflexões, aprendizagens e competências desenvolvidas. Este desafio, que foi o Estágio Profissional (EP), teve como sede uma Escola Cooperante (EC) na zona da Maia, que acolheu um Núcleo de Estágio de Educação Física (NEEF) composto por quatro EE’s, um Professor Cooperante (PC) e uma Professora Orientadora (PO). Ao longo dessa experiência surgiram desafios que me fizeram sair da zona de conforto, reinventar e ressignificar a prática pedagógica em sala de aula, tendo a orientação e ajuda por parte de todos intervenientes, que entendo terem sido essenciais para a resolução dos problemas com que me deparei. Em busca por aprendizagem, no sentido de inovar e experimentar novas metodologias, foi realizado um estudo de investigação que abordou o desafio da inclusão através da utilização de três modelos de ensino - o Modelo de Instrução Direta (MID), o Teaching Games for Understanding (TGfU) e o Modelo da Aprendizagem Cooperativa (MAC) - numa Unidade Didática (UD) de andebol, e a perceção dos alunos enquanto intervenientes ativos das atividades propostas e da professora enquanto gestora do processo. Concluindo, foi um ano de muita partilha, reflexão e conquistas com aprendizagens significativas que contribuíram essencialmente para minha formação profissional e pessoal.
Abstract (EN): This document portrays the entire trajectory of a Trainee Student (EE), the author, during her last year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS) at the Faculty of Sports of the University of Porto (FADEUP), in a Secondary School. It aims to document the path taken, as well as the professional experiences lived during the 2021-2022 school year, documented using reflections, learning and skills developed. This challenge, which was the Professional Internship (EP), was based at a Cooperating School (EC) in the Maia area, which hosted a Physical Education Internship Center (NEEF) composed of four EE's, a Cooperating Teacher (PC) and a Teacher Advisor (PO). Throughout this experience, challenges emerged that made me leave my comfort zone, reinvent and re-signify the pedagogical practice in the classroom, with guidance and help from all those involved, which I believe were essential for solving the problems I faced. came across. In search of learning, in order to innovate and experiment with new methodologies, a research study was carried out that addressed the challenge of inclusion through the use of three teaching models - the Direct Instruction Model (MID), the Teaching Games for Understanding ( TGfU) and the Cooperative Learning Model (MAC) - in a handball Didactic Unit (UD), and the perception of students as active participants in the proposed activities and of the teacher as manager of the process. In conclusion, it was a year of much sharing, reflection and achievements with significant learning that essentially contributed to my professional and personal formation.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório de Estágio - Renata Maria da Conceição Desafios e exigências da profissão docente: reinventar, ressignificar e sair da zona de conforto. 1797.49 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-10-01 at 04:05:15 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book