Resumo (PT):
A realização do Estágio Profissional (EP) foi o encerrar de todo um ciclo de estudos que me tornou professora de Educação Física (EF). Foi neste momento que a teoria se encontrou com a prática, culminando um processo rico e completo de aprendizagem acerca desta maravilhosa profissão onde ensinamos pessoas a se tornarem cidadãos respeitadores, responsáveis e fisicamente cultos. Aquilo que foi aprendido ao longo da licenciatura e do mestrado foi fundamentado com a prática pedagógica (PP). Foi um processo de muita partilha com os colegas estagiários, com o professor cooperante (PC), o professor orientador (PC) e toda a comunidade escolar. Esta foi a maior ferramenta para o meu desenvolvimento profissional, sendo que em toda a minha carreira como professora terei aprendizagens contínuas e com o tempo, tornar-me-ei uma profissional com bases científicas e experiência para realizar uma PP de qualidade. Houve alguns contratempos, como por exemplo as condições climatéricas, os recursos materiais e espaciais, o comportamento dos alunos, que me fizeram sentir o verdadeiro choque com a realidade. Senti algumas dificuldades iniciais no que consta à comunicação com os alunos e cumprimento dos objetivos estipulados para as aulas e exercícios. Foi um ano atípico, atravessado por uma pandemia, mas facilmente solucionado pelo núcleo de estágio (NE). O presente documento encontra-se dividido nos seguintes capítulos: Introdução, Enquadramento Pessoal, Enquadramento Institucional, Enquadramento Operacional, Participação na escola e relações com a comunidade, Desenvolvimento Pessoal e Considerações Finais. No decorrer do EP, aspetos como a motivação, comunicação e instrução foram bastante valorizados, sendo o meu papel inovador e criativo fulcral para a prática dos mesmos.
Abstract (EN):
The realization of the Professional Internship was the closing of an entire cycle of studies that made me a Physical Education teacher. It was at this moment that theory met practice, culminating a rich and complete learning process about this wonderful profession where we teach people to become respectful, responsible, and physically literate citizens. What was learned throughout the bachelor's and master's degrees was substantiated with pedagogical practice. It was a process of much sharing with fellow trainees, the cooperating teacher, the supervising teacher and the whole school community. This was the greatest tool for my professional development, and throughout my career as a teacher I will have continuous learning and with time, I will become a professional with scientific basis and experience to perform a quality pedagogical practice. There were some setbacks, such as weather conditions, material and space resources, student behavior, that made me feel the real shock with reality. I experienced some initial difficulties in communicating with the students and meeting the objectives set for the classes and exercises. It was an atypical year, through a pandemic, but easily solved by the internship core. This document is divided into the following chapters: Introduction, Personal Framework, Institutional Framework, Operational Framework, School Participation and Community Relations, Personal Development, and Final Considerations. During the Professional Intership, aspects such as motivation, communication and instruction were highly valued, and my innovative and creative role was central to their practice.
Language:
Portuguese