Resumo (PT):
No segundo ano do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e
Secundário, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, fiquei
colocado na Escola Secundária das Laranjeiras, localizada no concelho de Ponta
Delgada, São Miguel, Açores, sobre a orientação da Doutora Paula Queirós e o
professor cooperante Gabriel Guerreiro, lecionando uma turma do oitavo ano.
Durante este estágio foi possível fazer a ponte entre todo o conhecimento
adquirido na teoria durante a licenciatura e primeiro ano de mestrado, com a
prática no dia a dia do ensino em ambiente de aula. Este processo foi por si só
bastante desafiante por constatar que a teoria não consegue antever todas as
situações práticas, com as quais então temos que nos adaptar e reajustar as
metodologias e planificações com o objetivo de entregar o melhor nível de ensino
e educação possível aos alunos. Por fim, e para concluir o estágio e o presente
relatório, foi realizado um estudo de investigação, no qual pessoalmente escolhi
tentar verificar os impactos da pandemia no ensino da Educação Física,
fiabilidade do ensino à distância e metodologias a adotar no período pós
pandemia para colmatar as falhas provocadas pela pandemia no ensino.
Abstract (EN):
in the second year of the Masters in Physical Education in Basic and Secondary
Education, at the Faculty of Sports of the University of Porto, I was placed at
Escola Secundária das Laranjeiras, located in the municipality of Ponta Delgada,
São Miguel, Azores, under the guidance of Doctor Paula Queirós. and
cooperating teacher Gabriel Guerreiro, teaching an eighth-grade class. During
this internship, it was possible to bridge the gap between all the knowledge
acquired in theory during the degree and the first year of the master's degree,
with the daily practice of teaching in a classroom environment. This process was
quite challenging in itself since theory cannot foresee all practical situations, with
which we have to adapt and readjust methodologies and planning in order to
deliver the best level of teaching and education possible to students. . Finally, to
conclude the internship and this report, a research study was carried out, in which
I personally chose to try to verify the impacts of the pandemic on the teaching of
Physical Education, reliability of distance learning and methodologies to be
adopted in the post-pandemic period to fill the gaps caused by the pandemic in
education.
Language:
Portuguese