Resumo (PT):
O objetivo deste estudo foi analisar a variabilidade da performance inter-equipa e inter-jogador, associada a padrões de jogo, em cenários críticos de jogo. A tese investigativa foi delineada por sete artigos: (i) dois estudos teóricos (uma revisão narrativa sobre a variabilidade de padrões de jogo e uma revisão sistemática sobre cenários críticos nos jogos desportivos) e (ii) cinco estudos empíricos (um estudo piloto, criando e testando um instrumento inovador, dois artigos empíricos focando-se na variabilidade inter-equipas em cenários críticos de jogo e dois focando-se na variabilidade inter-jogador para um mesmo estatuto posicional, no voleibol feminino e masculino de alto nível).
Dos cinco tipos de variabilidade, conceptualmente desenvolvidos na revisão narrativa (inter-equipa baseada no sexo, inter-equipa emergente do nível competitivo, inter-equipa dentro do mesmo nível competitivo, inter- e intra-equipa devido ao estatuto posicional e intra-equipa no mesmo estatuto posicional) decorreu a pertinência de ser necessária uma investigação mais aprofundada da variabilidade inter-equipa dentro do mesmo nível competitivo e a variabilidade intra-equipa dentro da mesma função de jogador. Deste modo, estes dois tipos de variabilidade foram mais focados nos artigos empíricos desta investigação, oferecendo uma visão mais detalhada dos padrões de jogo das equipas e dos jogadores da mesma posição. A saber: (i) dentro do mesmo nível competitivo, existiram diferenças nos padrões de jogo das equipas, inclusive entre as duas primeiras classificadas, tanto no feminino como no masculino; (ii) a abordagem ao ataque em cenários críticos (p.e., em condições não ideais e/ou após erros de ataque consecutivos) revelou soluções diferentes para problemas semelhantes; (iii) houve diferenças inter-jogador para o mesmo estatuto posicional, havendo diferentes abordagens ao jogo após ações prévias e erros consecutivos.
Destacamos como limitações, a necessidade de estudos prático com maior incidência sobre cenários críticos de jogo, bem como o melhoramento do seu conceito. Assim, este estudo permitiu destacar as seguintes ideias (que aparentam ser simples na teoria, mas na prática não estão desenvolvidas): (i) dentro do mesmo nível competitivo, há diferenças nas abordagens de jogo das equipas, permitindo assim inferir que as equipas foram modeladas seguindo as caraterísticas dos seus jogadores; (ii) mesmo dentro do mesmo estatuto posicional, há uma variabilidade subtil, mas relevante entre jogadores, permitindo destacar que os treinadores devem dedicar atenção redobrada ao atribuir jogadores a estatutos posicionais.
PALAVRAS-CHAVE: Variabilidade, Performance, Cenários Críticos, Padrões de Jogo, Voleibol.
Abstract (EN):
This thesis aimed to analyse the variability in inter-team and inter-player performance associated with game patterns during critical game scenarios. An investigative thesis comprising seven articles is outlined: (i) two theoretical (a narrative review on game patterns variability and a systematic review of critical scenarios in sports games); and (ii) five empirical (one pilot study, creating and testing an innovative instrument, two empirical articles focused on inter-team variability in critical game scenarios, and two focused on inter-player variability for the same positional status in high-level women’s and men’s volleyball).
Of the five types of variability conceptually considered in the narrative review (inter-team variability across sex/gender, inter-team variability across competitive levels, inter-team variability within the same competitive level, inter- and intra-team variability due to positional status, and intra-team variability within the same positional status) further investigation of inter-team variability within the same competitive level and intra-team variability within the same player role was required. These latter two types of variability were focused on mostly in the empirical articles of this investigation to provide a more detailed perspective of the game patterns of teams and the players of the same position. Major findings were that: (i) within the same competitive level there were differences in game patterns among teams, both men and women’s, including between the two highest-ranked teams; (ii) the variability in approach to attack in critical scenarios (e.g., under non-ideal setting conditions and/or after consecutive attack errors) indicated there are different solutions to similar problems; and (iii) there were inter-player differences among players with the same positional status, particularly in their approaches to the game after previous actions and consecutive errors.
The results presented in this thesis highlight the following ideas: (i) within the same competitive level there are differences in the ways that teams approach the game, indicating that teams are modelled following the characteristics of their players; and (ii) even among those with the same positional status, there is subtle but relevant variability among players, highlighting that coaches should devote attention when assigning players to positional statutes.
Language:
English