Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century
Publication

Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century

Title
Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century
Type
Book
Year
2021
Authors
Pintassilgo, Joaquim
(Coordinator)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Alves, Luís Alberto Marques
(Coordinator)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Scientific classification
CORDIS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): Este livro, cuidadosamente intitulado “Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX”, é uma resposta instigante ao desafio historiográfico de fazer uma história da educação a partir do mote da inovação pedagógica e em diferentes tempos históricos. Trata-se da coletânea organizada pelos professores Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Marques Alves, que reúne quinze ensaios que focalizam instituições escolares que se afastaram ou descontruíram a forma escolar – teoria enunciada por Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin –, ou a gramática escolar – conceito cunhado por David Tyack e Larry Cuban. Esta coletânea é formada por um conjunto de textos que apresentam o roteiro de um arquipélago de experiências escolares de referência visto na longa duração histórica. O foco é deslocado das reformas educativas prescritas pelo Estado para as práticas escolares inovadoras à maneira de táticas certeaunianas que são inventadas à margem e mesmo contra os poderes educacionais constituídos. Embora a presente obra tenha diversificadas apropriações pedagógicas, acredito que ela foi pensada especialmente a partir do livro Des collèges et des lycées différents, de Marie-Laure Viaud, que aborda iniciativas destoantes no ensino secundário francês. Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Marques Alves organizaram uma publicação coletiva que coloca a lupa sobre novos ensaios escolares, de diferentes temporalidades, que ecoam no presente e ajudam a refletir sobre a reinvenção da escola no surpreendente e incerto século XXI. (PROF. DR. NORBERTO DALLABRIDA, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Edição brasileira da obra publicada em Portugal em 2019 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=330405
No. of pages: 550
ISBN: 978-65-88812-13-6
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Publications included
Chapter or Part of a Book
Silva, Carlos Manique da (Author) (Other); Ribeiro, Cláudia Pinto (Author) (FLUP)
2021
Chapter or Part of a Book
Alves, Luís Alberto Marques (Author) (FLUP); Lima, Rui Guimarães (Author) (Other); Pereira, Francisco (Author) (Other)
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2025-07-03 at 14:33:28 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal