Resumo (PT):
No âmbito do emprego da psicologia do desporto no futebol de formação, este
estágio teve como objetivo geral a aplicação em contexto real dos
conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica, através de
atividades realizadas com a equipa dos sub-16 do Boavista Futebol Clube,
durante a época de 2019/2020, de forma a contribuir para a melhoria do
desempenho da equipa e dos atletas. Após definir as áreas de intervenção,
orientadas por entrevistas individuais, pelos resultados de questionários e pela
observação de treinos e jogos, realizaram-se diversas dinâmicas e estratégias
que visavam fomentar a união da equipa, melhorar a comunicação em campo e
reduzir a ansiedade pré-competitiva. Em paralelo, foram transmitidas as
ferramentas necessárias para uma correta definição de objetivos e
desenvolvidas intervenções junto de atletas que necessitavam de apoio em
questões específicas. Além disso, no âmbito de um conjunto de palestras
englobadas num ciclo de ações formativas para o futebol de formação,
abordamos temas relacionados com a ética desportiva. Por último, foi feito um
acompanhamento complementar do percurso académico dos atletas, com vista
à certificação da Federação Portuguesa de Futebol.
Ao longo deste estágio foi possível desenvolver competências e métodos de
trabalho essenciais neste ramo, através do planeamento, execução e reflexão
de cada atividade realizada, desenvolver capacidades para solucionar questões
concretas que iam surgindo no seio da equipa e respetivos treinadores, e adquirir
e partilhar conhecimento nas reuniões mensais com equipa do gabinete, nas
quais eram abordados diversos temas oriundos da psicologia e da psicologia do
desporto.
Palavras-
Abstract (EN):
In the scope of the purpose of sport psychology to youth football, this traineeship
had as its general objective the application in a real work environment of the
theoretical knowledge acquired during our academic formation, through activities
carried out within the Boavista Futebol Clube under-16 team, during the
2019/2020 season. Ultimately, we intended to improve the performance of each
athlete and the team as a whole. After defining the intervention areas, and guided
by individual interviews, questionnaire’s results and observation of trainings and
games, we carried out several dynamics intended to promote the team’s union,
communication in the field and reduce pre-competitive anxiety. Additionally, we
give the necessary tools for a correct goal setting, and some interventions were
desined to help athletes in some specific person and sport questions. Moreover,
we were involved in a cycle of training courses, lecturing a course on te topic of
sports ethics, Finally, we conducted a complementary follow-up of athletes’
academic path, in order for they to obtain an acquired certification by the
Portuguese Football Federation.
Throughout this traineeship, it was possible to develop skills and essential work
methods in this field, through the planning, execution and reflection of about each
activity. In addition, we developed the abilities to solve concrete issues that
arouse within the team and respective coaches, and acquired and shared
knowledge in monthly meetings with the sport psychology office team, in which
various topics from psychology and sport psychology were addressed
Language:
Portuguese