Resumo (PT):
O Estágio Profissional, que se insere no plano de estudos do 2º ano de
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, surgiu como possibilidade de
colocar em prática real o conhecimento académico adquirido ao longo dos anos
de formação inicial. O Estágio Profissional decorreu numa escola em Braga,
onde foi supervisionado por um Professor Orientador e um Professor
Cooperante. Neste documento, está presente a minha evolução enquanto
professor e estão relatadas as vivências, dificuldades, facilidades, experiências,
desenvolvimentos e estratégias aplicadas a uma turma do 11º ano, no decorrer
do presente ano letivo. Enquanto professor tomei a cargo a responsabilidade de
lecionar uma turma de 11º ano, preparando a sua planificação, realização,
avaliação e tomando diversas decisões. Este relatório está organizado em 3
capítulos, sendo estes respetivamente: o “Enquadramento Pessoal”, onde tentei
dar-me a conhecer desde os meus tempos iniciais até aos dias de hoje, e onde
tentei demonstrar o meu gosto pelo desporto; o “Enquadramento Institucional”,
desde as escolas que me acolheram, as pessoas que interferiram no meu ano e
a caracterização do meio e das turmas, por último, o “Enquadramento
Operacional”, onde articulo questões de organização e gestão do ensino e da
aprendizagem, da participação na escola e relação com a comunidade.
Relativamente ao Desenvolvimento Profissional, refiro-me ao estudo de
investigação-ação realizado, acerca a eficácia na tomada de decisão do género
feminino em contexto de jogo homogéneo e heterogéneo. Neste estudo pretendi
perceber se o nível de jogo iria interferir com a percentagem de sucesso na
tomada de decisão do género feminino. Por último, abordo considerações finais
sobre o meu percurso e passagem por um dos “dois lados de um sonho”.
Abstract (EN):
The Professional Internship, which is part of the study plan of the 2nd year
of Master in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Teaching
of the Faculty of Sports of the University of Porto, emerged as a possibility to put
into practice the academic knowledge acquired over the years, years of initial
formation. The Professional Internship took place in a school in Braga, where it
was supervised by a Tutor and a Cooperating Teacher. In this document, the
evolution of the teacher and the experiences, difficulties, facilities, experiences,
developments and strategies applied to an 11th grade class are reported during
this school year. The teacher held the responsibility of teaching an 11th grade
class, preparing their planning, achievement, assessment and decisions. This is
organized into 3 chapters, which are respectively: the “Personal Framework”,
where I tried to make myself known from my earliest times to today, and where I
tried to show my taste for sport. The “Institutional Framework”, from the schools
that welcomed me, the people who interfered in my year and the characterization
of the environment and the classes. Finally, the “Operational Framework”, where
I talk more about the organization and management of teaching and learning,
school participation and relationship with the community and Professional
Development, where I refer to the action research study, on effectiveness in
female decision making in a homogeneous and heterogeneous game context. In
this study I wanted to understand if the level of play would interfere with the
percentage of success in female decision making. Finally, some final
considerations about my journey and going through one of the “two sides of a
dream”.
Key words:
Language:
Portuguese