Resumo (PT):
O presente documento surge no término do Estágio profissional, unidade
curricular inserida no 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico
e Secundário, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, O Estágio
Profissional decorreu numa escola de Santo Tirso, num núcleo de estágio
constituído por 3 pessoas. Tem também um duplo fundamento: relatar na
primeira pessoa todo o processo de estágio profissional do curso de formação
de professores e igualmente, assumir-se como a última etapa, a última
ferramenta geradora de aprendizagens para o autor, futuro professor de
Educação Física. O presente relatório divide-se em quatro partes: numa primeira
parte será realizada a apresentação dos principais aspetos do documento, uma
segunda parte dedicada ao enquadramento biográfico, as várias expectativas
acerca do estágio profissional e atuação do estudante estagiário, sendo um
elemento altamente preponderante da toda a experiência. Na terceira parte do
documento é relativa a todas as experiências práticas vividas no contexto de
atuação, nomeadamente tudo o que se relaciona coma condução do processo
ensino-aprendizagem (conceção, planeamento, realização e avaliação) bem
como todas as atividades desenvolvidas fora da componente letiva e que
contribuíram para a formação enquanto docente. Por último, serão feitas
algumas considerações finais sobre experiências vividas, pontos positivos e
pontos menos positivos, que ajudaram na construção e desenvolvimento da
identidade própria enquanto docente.
Palavras
Abstract (EN):
The following report appears on the ending of the Profession Practicum, who is
inserted on the 2nd Cycle of The Physical Education Teaching Program, at the
Basic and Secondary school levels, of The Faculty of Sport of University of Porto.
The Profession Practicum took place in a school located on Santo Tirso, on a
group constituted by 3 student-teachers. It has two purposes: Report in the first
person the entire student teacher process of the teacher training course and also
Assume as the last stage, the last learning tool for the author, future teacher of
Physical Education. The practicum report will be divides in 4 major parts: the first
one entails the display of the introduction of the document main aspects. The
second part directed to the characterization of the professional student teaching,
the various expectations about the student teacher process as well as his playing
role, Being a highly preponderant element of the entire experience. The third part
is about all the practical experiences lived in the acting context, including all that
relates to the conduction of the teaching-learning process (conceptualization,
planning, accomplishment and evaluation) as well as all the activities that were
developed aside the mandatory curriculum that contributed to the development
as future teacher. And for last, will be some of the final considerations about the
experiences that I’ve been through, the positive and negative themes, that helped
on my professional development and construction of my identity as a teacher.
Keywords:
Language:
Portuguese