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Utilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior: um caso de estudo

Title
Utilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior: um caso de estudo
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2018
Authors
António Sousa
(Author)
FEUP
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Carlos Bragança de Oliveira
(Author)
FEUP
José Luís Moura Borges
(Author)
FEUP
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Journal
Title: Educação e PesquisaImported from Authenticus Search for Journal Publications
Vol. 44
ISSN: 1517-9702
Other information
Authenticus ID: P-00P-ST9
Abstract (EN): <jats:p>Resumo O abandono escolar é um problema complexo que afeta a maioria dos programas de graduação pós-secundária, em todo o mundo. O curso de engenharia industrial do Instituto ISVOUGA, localizado em Santa Maria da Feira, Portugal, não é exceção. Este estudo usou um conjunto de dados contendo informações gerais dos estudantes e suas notas para as unidades curriculares já avaliadas. A partir deste conjunto de dados, foram selecionados dezessete preditores potenciais: cinco intrínsecos (gênero, estado civil, situação profissional, idade e regime de dedicação aos estudos ¿ integral ou parcial) e doze extrínsecos (as notas em todas as doze unidades curriculares ministradas durante os dois primeiros semestres do curso). O objetivo principal desta investigação foi prever a probabilidade de um estudante abandonar o curso com base nos referidos preditores. Foi usada uma regressão logística binária para classificar os estudantes como tendo uma probabilidade alta ou baixa de não se reinscreverem no curso. Para validar se a metodologia utilizada é apropriada para o estudo em causa, a precisão obtida com o modelo de regressão logística foi comparada, por via de uma validação cruzada com cinco partições, com a precisão obtida pela utilização de três métodos muito utilizados em data mining: One R, K Nearest Neighbors e Naive Bayes. O modelo de regressão logística identificou quatro variáveis significativas na previsão do abandono escolar (as classificações nas unidades curriculares de ciência dos materiais, eletricidade, cálculo 1 e química). Os dois preditores mais influentes do abandono dos estudantes são não conseguir aprovação nas unidades curriculares menos exigentes: ciência dos materiais e eletricidade. Ao contrário do que seria de supor antes desta investigação, descobrimos que a não aprovação em unidades curriculares mais exigentes, como física ou estatística, não tem influência significativa no abandono escolar.</jats:p>
Language: English
Type (Professor's evaluation): Scientific
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