Resumo (PT):
O termo “Educação Inclusiva” cobre variadas tentativas de atender à diversidade total
das necessidades educativas dos alunos nas escolas. Desafiei-me a refletir sobre o
significado do papel da escola, de uma forma geral, e da formação de Professores da
disciplina de Educação Física, em particular.
Este desafio levou-me a questionar as práticas habitualmente em vigor, de forma a
evitar o modelo linear e unidirecional tradicionalmente adotado na maioria das escolas e
partir para alternativas que contemplem a diversidade e a diferença. Para isso, considero
fundamental começar-se por baixo, pela formação inicial dos professores, de modo a
conseguir-se que os docentes adquiram um leque de conhecimentos especializados sobre
possíveis necessidades específicas dos seus alunos. Só assim será possível verificar-se
um aumento das habilidades da prática docente, na aplicação de métodos e estratégias de
ensino que visem uma melhoria dos aspetos educacionais e sociais da inclusão.
As motivações que me levaram à realização deste trabalho, prendem-se com uma
preocupação centrada na urgente necessidade de se reverem programas curriculares de
formação inicial dos professores de Educação Física, de forma a capacitar e preparar os
futuros docentes para práticas verdadeiramente inclusivas.
No decorrer da minha trajetória enquanto docente de Educação Física, vivenciei
contradições e conflitos, presentes entre o discurso e a prática profissional, no processo
de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física do ensino regular.
Para além disso, não me identifico, nem nunca me conformei, com as abordagens
demasiado tecnicistas e elitistas, que marcam consideravelmente as intervenções dos
professores nas aulas de Educação Física, não permitindo grande espaço de manobra para
práticas inclusivas.
Depois de infelizmente assistir a práticas docentes totalmente exclusivas (talvez por
falta de conhecimento por parte dos colegas), questionei-me sobre o que tem sido
efetivamente feito para que sejam identificados reais avanços na inclusão dos alunos
portadores de deficiência nas aulas de Ed. Física. Porque é que ainda é tão difícil para
alguns colegas docentes, pensarem e agirem de modo inclusivo?
No seguimento desta interrogação, analisei e comparei planos de estudo de todos os
cursos de ensino superior, que conferem habilitação para lecionar a disciplina de
Educação Física em contexto escolar (seja ao nível das Atividades Extracurriculares;
primeiro, segundo, ou terceiro ciclo do ensino básico e ensino secundário). Só assim pude
equiparar as instituições de ensino superior entre si, ao nível das disciplinas relacionadas
com as necessidades educativas especiais e a educação inclusiva, e verificar o peso dumas
unidades curriculares em detrimento de outras (com base nos ECTS).
Tendo presente que um dos pilares mais significativos na educação de uma criança são
os professores do ensino regular, parece-me deveras pertinente que estes adquiram
obrigatoriamente um misto de conhecimentos, que os apetreche com as ferramentas
necessárias para que os direitos dos alunos com NEE significativas sejam assegurados,
com base no reforço de atitudes e dinâmicas de implementação de culturas
organizacionais e pedagógicas inclusivas.
Certamente que todos os professores pretendem assegurar uma educação de qualidade
para os alunos com NEE que frequentam as suas salas de aulas e farão todos os esforços
para que eles possam adquirir as competências básicas necessárias ao sucesso de cada
um. Porém, tal como refere DeMiranda Correia (2017: 15), “muitos deles sentem-se
inseguros por não terem tido uma preparação adequada dessas matérias ao longo da sua
formação”.
Assim sendo, as minhas reflexões fundamentam-se em torno da atuação do professor
a partir da sua formação inicial, focando a importância desta no rumo a uma prática
verdadeiramente inclusiva.
Abstract (EN):
The term "Inclusive Education" covers various attempts to meet the full diversity of
the educational needs of students in schools. I challenged myself to reflect on the
significance of the role of the school, in a general way, and the training of Teachers of
Physical Education in particular.
This challenge led me to question the practices currently in force, in order to avoid the
linear and unidirectional model traditionally adopted in most schools and to start with
alternatives that contemplate diversity and difference. For this, I consider it fundamental
to start from below, by the initial formation of the teachers, in order to get the teachers to
acquire a range of specialized knowledge about possible specific needs of their students.
Only then will it be possible to verify an increase in the abilities of the teaching practice,
in the application of teaching methods and strategies that aim at an improvement of the
educational and social aspects of inclusion.
The motivations that led me to the realization of this work are related to a concern
centered on the urgent need to review curricular programs of initial formation of Physical
Education teachers in order to train and prepare future teachers for truly inclusive
practices.
During my career as a Physical Education teacher, I experienced contradictions and
conflicts, present between the discourse and the professional practice, in the process of
inclusion of students with disabilities in the Physical Education classes of regular
education. In addition, I do not identify, nor have I ever conformed to, the overly technical
and elitist approaches that considerably mark the interventions of teachers in Physical
Education classes, and do not allow ample scope for inclusive practices.
After unfortunately attending to wholly exclusive teaching practices (perhaps because
of lack of knowledge on the part of my colleagues), I wondered what has actually been
done to identify real advances in the inclusion of students with disabilities in Physical
Education classes. Why is it still so difficult for some fellow teachers to think and act in
an inclusive way?
Following this question, I analyzed and compared study plans for all higher education
courses, which give me the qualification to teach Physical Education in a school context
(either at the level of Extracurricular Activities, first, second or third cycle of basic
education and secondary education). Only in this way can I equate higher education
institutions with one another in disciplines related to special educational needs and
inclusive education, and to verify the weight of one curricular unit over others (based on
ECTS).
Bearing in mind that one of the most significant pillars of a child's education is regular
teachers, it seems to me to be very pertinent that they should acquire a mix of knowledge
that will equip them with the necessary tools so that the rights of students with significant
SEN be assured, based on the reinforcement of attitudes and dynamics of implementation
of inclusive organizational and pedagogical cultures.
Certainly, all teachers want to ensure quality education for students with SEN who
attend their classrooms and will make every effort to acquire the basic skills necessary
for the success of each one. However, as DeMiranda Correia (2017: 15) points out, "many
of them feel insecure because they have not had the adequate preparation of these
materials throughout their formation."
Therefore, my reflections are based on the teacher's performance from his initial
formation, focusing on the importance of this in the direction of a truly inclusive practice.
Language:
Portuguese