Resumo (PT):
XVII
O Estágio Profissional é um marco de relevância na formação do futuro professor..
É o primeiro contacto com a prática em contexto real e a imersão nos contornos da profissão.
Este documento, elaborado de forma refletida, está fundamentado na experiência prática que vivi, enquanto estudante-estagiária, e expressa as vivências, as escolhas, os desafios, os sentimentos e todo o trabalho realizado. Construído com uma marca pessoal, procura relatar a vivência marcante que foi o Estágio Profissional.
O estágio foi realizado numa escola cooperante, da região do grande Porto, num núcleo de estágio constituído por três elementos, sob a supervisão de um professor da escola e um da faculdade.
O documento está estruturado em cinco capítulos: o primeiro, “Introdução”, contextualiza o documento; o segundo, “Enquadramento Pessoal”, com grande caráter autobiográfico, relata o meu percurso de vida, salientando as experiências académicas e desportivas, bem como, as expectativas em relação ao estágio; o terceiro capítulo“Enquadramento
Institucional”, caracteriza o contexto da realização do estágio; o quarto, "Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem",engloba a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação da prática de ensino supervisionada; o
quinto, “Participação na Escola e Relações com a Comunidade”, revela as
atividades em que participei e organizei; o sexto, “Desenvolvimento
Profissional”, inclui o estudo de investigação relacionado com a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física.
No último capítulo estão as “Conclusões”.
Abstract (EN):
The Practicum Training is a landmark of relevance in the formation of the future
teacher. It is the first contact with practice in real context and immersion in the
contours of the profession. This document, elaborated in a reflected way, is
based on the practical experience that I have lived, as a trainee student, and
expresses the experiences, the choices, the challenges, the feelings and all the
work accomplished. Built with a personal brand, it seeks to report the
outstanding experience that was the Practicum Training. The internship was
held at a cooperating school in the greater Porto region, in a thre-element
internship center under the supervision of a school teacher and a faculty
member. The document is structured in five chapters: the first, "Introduction",
contextualizes the document; the second, "Personal Framing", with a great
autobiographical character, reports my life course, emphasizing the academic
and sports experiences, as well as the expectations regarding the internship;
the third chapter, "Institutional Framework", characterizes the context of the
internship; the fourth, "Organization and Management of Teaching and
Learning", encompasses the design, planning, implementation and evaluation
of supervised teaching practice; the fifth, "Participation in School and
Community Relations," reveals the activities in which I participated an and
organized; the sixth, "Professional Development", includes research related to
the inclusion of students with special educational needs in physical education
classes. In the last chapter are the "Conclusions".
Language:
Portuguese