Resumo (PT):
O presente relatório de estágio é parte integrante do processo de avaliação do Estágio Profissional, que é uma Unidade Curricular inserida no 2º ano do 2º ciclo do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Este documento tem como finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o estágio profissional realizado durante o ano letivo de 2016/2017 na Escola Secundária do Cerco, pertencente ao Agrupamento de Escolas do Cerco. A estrutura do relatório de estágio está dividida em 5 capítulos: 1) Introdução: refere-se ao enquadramento do estágio profissional; 2) Enquadramento Pessoal: reporta-se ao percurso pessoal e expetativas iniciais em relação ao estágio profissional; 3) Enquadramento da Prática Profissional: engloba o enquadramento institucional, apresentando a escola, o núcleo de estágio e as turmas onde decorreu o estágio; 4) Realização da Prática Pedagógica: referente às áreas de desempenho 1, 2 e 3. A área 1 inclui os processos de conceção, planeamento, realização e avaliação do processo de ensino. Na área 2 são descritas as atividades escolares desenvolvidas. A área 3 refere-se ao estudo de investigação onde é analisado o comportamento dos alunos face aos modelos de ensino aplicados nas aulas, numa turma do 12º ano; 5) Conclusões e Perspetivas Futuras: foca-se na reflexão deste ano de estágio profissional e a influência desta etapa na minha evolução profissional e pessoal e, por fim, as minhas expetativas em relação ao futuro.
Abstract (EN):
This internship report is an integral part of the process of evaluation of the Professional Internship, which is a Curricular Unit inserted in the 2nd year of the 2nd cycle of the Masters of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport of the University of Porto. The purpose of this document is to report on experiences during the professional internship held during the 2016/2017 school year at Cerco Secondary School, belonging to the Cerco School Group. The structure of the internship report is divided into 5 chapters: 1) Introduction: refers to the professional internship framework; 2) Personal Framework: refers to the personal course and initial expectations regarding the professional internship; 3) Professional Practice Framework: it encompasses the institutional framework, presenting the school, the internship nucleus and the classes where the internship took place; 4) Realization of Pedagogical Practice: related to performance areas 1, 2 and 3. Area 1 includes the processes of design, planning, realization and evaluation of the teaching process. Area 2 describes the school activities developed. Area 3 refers to the research study where the behavior of the students is analyzed in relation to the teaching models applied in the classes, in a class of the 12th year; 5) Conclusions and Future Perspectives: focus on the reflection of this professional internship year and the influence of this stage on my professional and personal evolution, and, finally, my expectations regarding the future.
Language:
Portuguese