Resumo (PT):
O ano em que decorre o Estágio Profissional (EP) assume-se como um dos
anos mais importantes na vida de um professor, pois é o culminar de um
processo de formação exaustivo e é também o choque com a realidade. Sendo
um ano repleto de novas aprendizagens e de novas experiências, este define
muito daquilo que vai ser forma de estar e de ensinar do professor. O meu EP
realizou-se na Escola Secundária Francisco de Holanda, situada no centro da
cidade de Guimarães, foi durante muitos anos a Escola Industrial da cidade e
é hoje uma referência no ensino a nível nacional. Estive lá colocado com mais
dois colegas, que com o tempo se tornaram amigos e juntos ultrapassamos
com sucesso, julgo eu, todos os desafios que nos foram surgindo ao longo
deste trajeto. Assim, após uma breve introdução surge o relatório, que em jeito
de reflexão espelha um pouco daquilo que foi esta aventura. Divido em cinco
capítulos, este tem início com a minha apresentação e aqui refiro o que foram
as minhas experiências anteriores e tento também passar um pouco da minha
essência através das palavras. De seguida, faço uma contextualização legal,
institucional e funcional daquilo que considero mais relevante em relação ao
Estágio e onde também apresento o contexto escolar onde estive inserido.
Estes representam assim o primeiro e o segundo capítulo deste documento e
que são respetivamente o “Enquadramento pessoal” e o “Enquadramento
Profissional”. O capítulo seguinte é realmente o cerne do trabalho onde refiro
todos os aspetos relevantes da minha prática profissional enquanto docente,
descrevendo e refletindo acerca de tudo aquilo que me fez crescer ao longo
deste ano. Este capítulo denomina-se “Realização da Prática Profissional”. No
quarto capítulo apresento o meu projeto de investigação-ação que incidiu num
estudo de caso acerca do impacto de um programa de treino funcional nos
níveis de aptidão física, autoestima e autoperceção de uma aluna que é doente
oncológica. Por último, o quinto capítulo diz respeito à reflexão final e às
minhas perspetivas para o futuro.
Abstract (EN):
The year in which the Professional Internship takes place is one of the most
important years in the life of a teacher, because it is the culmination of a
process of exhaustive training and also the clash with reality. A year full of new
learning and new experiences capable of define much of what will be the way to
teach in future years. My Professional Internship took place at the Francisco de
Holanda Secondary School, located in the center of the city of Guimarães,
which was for many years the Industrial School of the city and it´s now a
reference in education at national level. I was there with two other colleagues
who became friends and together we successfully surpassed all the challenges
that arose along the way. Thus, after a brief introduction comes the report,
which in the way of reflection mirrors a little of what this adventure was. I
divided it into five chapters and the first one begins with my presentation, where
i also refer to what my previous experiences were and I also try to pass some of
my essence in words. Then i make a legal, institutional and functional
contextualization of what I consider most revealing in relation to the Internship
and where I also present the school context where I was inserted. These
represent the first and second chapters of this document and are respectively
the "Personal Framing" and the "Professional Framework". The next chapter is
really the core of the work where I refer all the relevant aspects of my
professional practice as a teacher, describing and reflecting on everything that
made me grow throughout this year. This chapter is called "Realization of
Professional Practice". The fourth chapter is a little different from its
predecessors because here I present my research that focused on a case study
about the impact of a functional training program on the levels of physical
fitness, self-esteem and self-perception of a student who is sick cancer. Finally,
the fifth chapter concerns the final reflection and my prospects for the future.
Language:
Portuguese