Resumo (PT):
O presente documento reflete um conjunto de vivências tidas ao longo do
Estágio Profissional, inserido no 2º ciclo de estudos conducente ao grau de
Mestre em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, da
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. O Estágio Profissional
decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, uma escola onde
abrange o 2, 3º ciclo e secundário, situada na Região Autónoma da Madeira,
sob a orientação de uma professora orientadora da Faculdade de Desporto da
Universidade do Porto e um professor cooperante da escola. Neste espaço é
possível conhecer um pouco aquilo que foi o meu percurso enquanto
professora-estagiária, desde as minhas fragilidades, às suas superações, a
minha evolução, aos momentos mais felizes. O relatório é elaborado na
primeira pessoa, e em termos de estrutura encontra-se segmentado em 5
capítulos: 1) No enquadramento pessoal, é feita uma apresentação sobre o
meu percurso de vida e os motivos para ter escolher esta profissão; 2) No
enquadramento funcional, é apresentado o contexto onde ocorreu o Estágio
Profissional, e algumas influências durante o processo; 3) Estágio profissional:
da compreensão às expetativas, onde é feito um enquadramento teórico sobre
o que é o Estágio Profissional, e ainda apresento as expetativas que tinha no
início desta caminhada; 4) Estágio: da teoria à prática, onde são focadas as
dificuldades sentidas e formas de superação; 5) As Atividades Rítmicas e
Expressivas: o tabu da Educação Física – estudo realizado na Escola Básica e
Secundária Gonçalves Zarco da Região Autónoma da Madeira, que retrata o
estudo de investigação elaborado.
Abstract (EN):
This document incorporates a set of experiences throughout the Professional
Training, inserted in the 2nd cycle of studies leading to the Master's degree in
Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of
Sport of the University of Porto. The Professional Internship was held at the
Gonçalves Zarco Elementary and Secondary School, located in the
Autonomous Region of Madeira, under the guidance of a Faculty of Sport of the
University of Porto teacher and a cooperating teacher from Gonçalves Zarco
Elementary and Secondary School. In this document it is possible to know a
little about what my trajectory was as a trainee teacher from overcoming my
weaknesses, my evolution, to the most memorable moments. The report is
written in the first person, in terms of structure is segmented into 5 chap ters: 1)
Personal framing, a presentation is made on my reasons for chosing the life
course as a profession; 2) Functional framework, it is regarding the professional
placement, and the influences gained during the process; 3) Professional
internship: understanding to expectations, a theoretical framework is made on
the Professional Internship undertaken; 4) Internship: from theory to practice,
focuses on the difficulties experienced and ways of overcoming these; 5) The
rhythmic and expressive activities: the taboo of Physical Education - a study
carried out in the Gonçalves Zarco Elementary and Secondary School of the
Autonomous Region of Madeira, which portrays the research study undertaken.
Language:
Portuguese