Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Project/Service Agreement:POCI-01-0145-FEDER-028017

Project/Service Agreement:POCI-01-0145-FEDER-028017

Start Application Approved In Progress Completed Closed

Status
Estado ConcluídoCompleted
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 72411
 
Application: NORTE-01-0145-FEDER-028017
 
Reference: POCI-01-0145-FEDER-028017
Short name: ReKINDLE+50
Title: Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession after 50
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 2
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: National
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Funding Institution: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Financial Geographical Scope: National
Date of the Funding Agreement: 2018-06-07
Paying Entity: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Scheduling
Planned Start Date: 2018-01-01
Effective Start Date: 2018-07-02
Expected Completion Date: 2021-01-28
Effective Completion Date: 2021-06-28
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 185.715,14 EUR
Details
Summary: Portugal apresenta um corpo docente envelhecido. Em vinte anos de história do país, o tempo de trabalho aumentou em média 10 anos. Os professores portugueses vivem situações de instabilidade, constrangimento e desmotivação, isto é, de desencanto. Algum desse desencanto resultará da diferença geracional existente entre professores e seus alunos, acentuada pela familiaridade digital que caracteriza o perfil dos alunos atuais e pela alteridade de interesses, de linguagens e de raciocínio que caracteriza professores e alunos. Como consequência, encontra-se um sentimento de ineficácia do trabalho curricular desenvolvido, que despoleta processos de burnout, agravados pelo aumento da idade da reforma. Simultaneamente, à escola e à educação em geral pedem-se cada vez mais tarefas, dão-se mais responsabilidades e espera-se mais qualidade da ação educativa desenvolvida.
Este projeto foi desenhado para responder a esse desencontro, contrariando alguns dos efeitos do envelhecimento dos professores, invertendo o círculo vicioso identificado e transformando esse envelhecimento num potencial de inovação curricular. É sua finalidade potenciar a relação entre a agência curricular assumida pelos professores e as práticas de ação educativa mediadas pelas tecnologias móveis. O carácter inovador do projecto reside na ressignificação da experiência profissional dos professores com mais de 50 anos para promover a renovação do seu compromisso com a docência e com a inovação curricular, mediadas pelo recurso às tecnologias móveis.
De um ponto de vista metodológico este é um projeto que associa a investigação à intervenção e à formação de professores do ensino básico e secundário.
ReKindle+50 projeta diagnosticar, monitorizar e avaliar a mudança de práticas, no que intitulamos migrações digitais, e sua sustentabilidade a curto e médio prazo. Convoca dois Centros de Formação que têm estado ativamente envolvidos no projeto "Salas de aula do Futuro". Convoca também uma equipa Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences > Educational sciences

Academic fields (CORDIS - Level 5)

Mais informações There are no Academic Fields associated with the Project.

Keywords

Mais informações There are no Keywords associated with the Project.
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Article in International Scientific Journal
Fátima Pereira (Author) (FPCEUP)
2019
Article in National Scientific Journal
Leanete Thomas Dotta (Author) (Other); Angélica Monteiro (Author) (FPCEUP); Ana Mouraz (Author) (REIT)
2019
Chapter or Part of a Book
Ana Mouraz (Author) (FPCEUP); Amélia Lopes (Author) (FPCEUP); José Carlos Morgado (Author) (Other); Ana Cristina Torres (Author) (FPCEUP)
2020
Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Proponent Ana Mouraz 220400629 anamouraz@fpce.up.pt
Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho Portugal RD Institute Partner
 
Budgets and Teams
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FPCEUP Ana Cristina de Castro Torres ACT Researcher 25 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Ana Maria Mouraz Lopes AMML Official Researcher 50 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Angélica Maria Reis Monteiro AMRM Researcher 15 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Fernando Ricardo Ferreira Santos FFS Researcher 15 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Leanete Teresinha Thomas Dotta LTTD Researcher 100 2018-11-01 2021-06-28
FPCEUP Maria Amélia da Costa Lopes AL Official Co-Researcher 40 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira FP Researcher 15 2018-07-02 2021-06-28

Technicians in the Project

Technician Contact
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2025-07-03 at 10:42:28 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal