Summary: |
As questões de género e ciência têm vindo a surgir na teoria sociológica, na pesquisa feminista e na sociedade em geral. Sinal desta preocupação e interesse é a crescente referência da Comissão Europeia à promoção da igualdade entre homens e mulheres na investigação científica, vendo-a como uma condição essencial para a construção de uma área de investigação europeia.
A promoção da investigação sobre mulheres e ciência e dos estudos de género é um desafio para a relação entre ciência e sociedade. Um melhor equilíbrio entre os sexos no que respeita à produção científica e uma melhor apreciação da dimensão do género na própria pesquisa são elementos chave para o melhoramento da confiança do público na ciência.
Partindo deste pressuposto e também da constatação de que, apesar das melhorias, as mulheres continuam sub-representadas nas áreas das ciências e da engenharia.
Procuramos com este projecto analisar de forma mais profunda quais os possíveis factores para explicação desta situação. Nesse sentido isolamos 4 dimensões a estudar:
1) As taxas de abandono/mudança de curso das áreas de ciência (física e química) e engenharia (informática e civil) por parte das mulheres, razões e motivações para tal. Taxas de abandono da área profissional "científica" após a licenciatura segundo género.
2) Mecanismos de género na dinâmica da sala de aula/laboratório. Observação de divisão de trabalho segundo o género, relação professor-aluno e mecanismos de encorajamento segundo o género.
3) Diferenças de género quanto à utilização de estereótipos e representações de ciência.
4) A importância de pessoas de referência na escolha e prosseguimento dos estudos e das carreiras académicas.
Para esta análise serão seleccionados quatro departamentos de ciências e engenharias, incluindo duas ciências básicas (física e química) e duas engenharias (engenharia civil e engenharia informática), com o objectivo de determinar a receptividade das suas culturas tanto às mulheres que frequentam |
Summary
As questões de género e ciência têm vindo a surgir na teoria sociológica, na pesquisa feminista e na sociedade em geral. Sinal desta preocupação e interesse é a crescente referência da Comissão Europeia à promoção da igualdade entre homens e mulheres na investigação científica, vendo-a como uma condição essencial para a construção de uma área de investigação europeia.
A promoção da investigação sobre mulheres e ciência e dos estudos de género é um desafio para a relação entre ciência e sociedade. Um melhor equilíbrio entre os sexos no que respeita à produção científica e uma melhor apreciação da dimensão do género na própria pesquisa são elementos chave para o melhoramento da confiança do público na ciência.
Partindo deste pressuposto e também da constatação de que, apesar das melhorias, as mulheres continuam sub-representadas nas áreas das ciências e da engenharia.
Procuramos com este projecto analisar de forma mais profunda quais os possíveis factores para explicação desta situação. Nesse sentido isolamos 4 dimensões a estudar:
1) As taxas de abandono/mudança de curso das áreas de ciência (física e química) e engenharia (informática e civil) por parte das mulheres, razões e motivações para tal. Taxas de abandono da área profissional "científica" após a licenciatura segundo género.
2) Mecanismos de género na dinâmica da sala de aula/laboratório. Observação de divisão de trabalho segundo o género, relação professor-aluno e mecanismos de encorajamento segundo o género.
3) Diferenças de género quanto à utilização de estereótipos e representações de ciência.
4) A importância de pessoas de referência na escolha e prosseguimento dos estudos e das carreiras académicas.
Para esta análise serão seleccionados quatro departamentos de ciências e engenharias, incluindo duas ciências básicas (física e química) e duas engenharias (engenharia civil e engenharia informática), com o objectivo de determinar a receptividade das suas culturas tanto às mulheres que frequentam os cursos de licenciatura como às que são membros da faculdade.
Serão seleccionados para entrevista, estudantes que frequentam, actualmente, cursos de licenciatura, estudantes que desistiram antes da obtenção do diploma e pessoal académico pertencente a estes departamentos. |