Biophysics
602 - ECTS
- Knowledge of the Biophysics history
-Understand the inter-relationships between the Physical and the Biological Sciences
- Understand the concept of wave and know their properties
- Understand the speech and earring mechanisms and their relation with sound waves
- To apply the concepts learned in order to understand the echography mechanism and the Doppler effect
- Understand the concept of electromagnetic wave and know their properties
- To understand the functioning of the mirrors and lenses
- To understand the vision mechanism and the correction of visual defects by the use of lenses
- To understand the concept of electrically charged particles and the existence of the electric and magnetic fields
- To understand the physical mechanism for the creation and propagation of the action potential in nervous and muscle cells and its relation to electromyography
Youth Cultures
603 - ECTS
- To overcome a common sense approach with regard to youth, or rather, the contemporary youth
- To learn and to understand the trends of differentiation of the different youth cultures
- To relate the differences that exist with its manifestations in leisure practices, including the physical and sporting activities.
Introduction to Computer Sciences
610 - ECTS
- To know the history of computation
- To know the way computers work
- To know the MS Windows operating system
- To know and to use antivirus and antimalware programs
- Learn to use MS Word
- Learn to use email clients
- Learn to use MS PowerPoint
- Learn to use MS Excel
- To program formulas in MS Excel
Introduction to Sport Law
605 - ECTS
A Unidade Curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimento especializados e específicos no domínio das relações entre os Desportos (ou actividades físico-desportivas) e o Direito. O principal propósito é fazer a aproximação da realidade desportiva à realidade legislativa e regulamentar existente, seja oriunda do Estado seja oriunda das organizações privadas, e que condiciona o acesso, o desenrolar e por vezes o desfecho da prática desportiva, assim como contribuir para o esclarecimento entre a diferenciação do desporto profissional e não profissional, de alto rendimento e de recreação ou reabilitação não olvidando o desporto escolar.
Assim, o/a estudante dotar-se-á de competências no domínio, mais geral, da realidade normativa que envolve esse fenómeno sóciocultural e económico, reconhecendo nesse binómio um espaço de pluralidade jurídica.
Paralelamente terá a oportunidade de começar a caracterizar e a compreender a organização jurídico-desportiva das principais entidades, públicas e privadas, directa e indirectamente relacionadas com o desporto, assim como a analisar a intervenção dos recursos humanos, da organização de eventos e da construção e manutenção das instalações desportivas sob uma perspectiva normativo-legal.
De igual modo, por força da transversalidade do próprio desporto, nesta unidade curricular impõe-se a necessidade de se introduzir os mais diferenciados ramos do Direito e relacioná-los com o desporto, quais sejam, entre outros, o direito civil, o direito penal, o direito comercial e o direito administrativo.
Traumatology and Injury Prevention
Recreation Sports
612 - ECTS
Planear, executar e avaliar programas de Animação Desportiva em contextos de intervenção diferenciados
Aesthetics of Sport
608 - ECTS
A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objecto estético. Constituem-se como objectivos da unidade curricular de ED:
1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto.
2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise.
3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialéctica das exigências objectivas (qualidades estéticas do desporto) e subjectivas (atitude estética do sujeito).
4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo.
5. Favorecer a imaginação visual e conceptual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas.
6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.
Estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de ED.
Safety and Aquatic Rescue
Biophysics
602 - ECTS
- Knowledge of the Biophysics history
-Understand the inter-relationships between the Physical and the Biological Sciences
- Understand the concept of wave and know their properties
- Understand the speech and earring mechanisms and their relation with sound waves
- To apply the concepts learned in order to understand the echography mechanism and the Doppler effect
- Understand the concept of electromagnetic wave and know their properties
- To understand the functioning of the mirrors and lenses
- To understand the vision mechanism and the correction of visual defects by the use of lenses
- To understand the concept of electrically charged particles and the existence of the electric and magnetic fields
- To understand the physical mechanism for the creation and propagation of the action potential in nervous and muscle cells and its relation to electromyography
Youth Cultures
603 - ECTS
- To overcome a common sense approach with regard to youth, or rather, the contemporary youth
- To learn and to understand the trends of differentiation of the different youth cultures
- To relate the differences that exist with its manifestations in leisure practices, including the physical and sporting activities.
Practice Studies III
Introduction to Computer Sciences
610 - ECTS
- To know the history of computation
- To know the way computers work
- To know the MS Windows operating system
- To know and to use antivirus and antimalware programs
- Learn to use MS Word
- Learn to use email clients
- Learn to use MS PowerPoint
- Learn to use MS Excel
- To program formulas in MS Excel
Introduction to Sport Law
605 - ECTS
A Unidade Curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimento especializados e específicos no domínio das relações entre os Desportos (ou actividades físico-desportivas) e o Direito. O principal propósito é fazer a aproximação da realidade desportiva à realidade legislativa e regulamentar existente, seja oriunda do Estado seja oriunda das organizações privadas, e que condiciona o acesso, o desenrolar e por vezes o desfecho da prática desportiva, assim como contribuir para o esclarecimento entre a diferenciação do desporto profissional e não profissional, de alto rendimento e de recreação ou reabilitação não olvidando o desporto escolar.
Assim, o/a estudante dotar-se-á de competências no domínio, mais geral, da realidade normativa que envolve esse fenómeno sóciocultural e económico, reconhecendo nesse binómio um espaço de pluralidade jurídica.
Paralelamente terá a oportunidade de começar a caracterizar e a compreender a organização jurídico-desportiva das principais entidades, públicas e privadas, directa e indirectamente relacionadas com o desporto, assim como a analisar a intervenção dos recursos humanos, da organização de eventos e da construção e manutenção das instalações desportivas sob uma perspectiva normativo-legal.
De igual modo, por força da transversalidade do próprio desporto, nesta unidade curricular impõe-se a necessidade de se introduzir os mais diferenciados ramos do Direito e relacioná-los com o desporto, quais sejam, entre outros, o direito civil, o direito penal, o direito comercial e o direito administrativo.
Traumatology and Injury Prevention
Recreation Sports
612 - ECTS
Planear, executar e avaliar programas de Animação Desportiva em contextos de intervenção diferenciados
Aesthetics of Sport
608 - ECTS
A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objecto estético. Constituem-se como objectivos da unidade curricular de ED:
1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto.
2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise.
3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialéctica das exigências objectivas (qualidades estéticas do desporto) e subjectivas (atitude estética do sujeito).
4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo.
5. Favorecer a imaginação visual e conceptual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas.
6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.
Estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de ED.
Practice Studies IV
Introduction to Contemporary Thought
229 - ECTS
Fornecer as grandes linhas do Pensamento Contemporâneo.
Adequar o Pensamento Contemporâneo às questões colocadas pelas Ciências do Desporto.
Perceber a Estética como um argumento hipervisibilizador do Desporto.
Entender o Desporto na perspectiva de uma ecologia cultural do Corpo Humano.
Pretende-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de IPC.
Safety and Aquatic Rescue
Biophysics
602 - ECTS
- Knowledge of the Biophysics history
-Understand the inter-relationships between the Physical and the Biological Sciences
- Understand the concept of wave and know their properties
- Understand the speech and earring mechanisms and their relation with sound waves
- To apply the concepts learned in order to understand the echography mechanism and the Doppler effect
- Understand the concept of electromagnetic wave and know their properties
- To understand the functioning of the mirrors and lenses
- To understand the vision mechanism and the correction of visual defects by the use of lenses
- To understand the concept of electrically charged particles and the existence of the electric and magnetic fields
- To understand the physical mechanism for the creation and propagation of the action potential in nervous and muscle cells and its relation to electromyography
Youth Cultures
603 - ECTS
- To overcome a common sense approach with regard to youth, or rather, the contemporary youth
- To learn and to understand the trends of differentiation of the different youth cultures
- To relate the differences that exist with its manifestations in leisure practices, including the physical and sporting activities.
Introduction to Computer Sciences
610 - ECTS
- To know the history of computation
- To know the way computers work
- To know the MS Windows operating system
- To know and to use antivirus and antimalware programs
- Learn to use MS Word
- Learn to use email clients
- Learn to use MS PowerPoint
- Learn to use MS Excel
- To program formulas in MS Excel
Introduction to Sport Law
605 - ECTS
A Unidade Curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimento especializados e específicos no domínio das relações entre os Desportos (ou actividades físico-desportivas) e o Direito. O principal propósito é fazer a aproximação da realidade desportiva à realidade legislativa e regulamentar existente, seja oriunda do Estado seja oriunda das organizações privadas, e que condiciona o acesso, o desenrolar e por vezes o desfecho da prática desportiva, assim como contribuir para o esclarecimento entre a diferenciação do desporto profissional e não profissional, de alto rendimento e de recreação ou reabilitação não olvidando o desporto escolar.
Assim, o/a estudante dotar-se-á de competências no domínio, mais geral, da realidade normativa que envolve esse fenómeno sóciocultural e económico, reconhecendo nesse binómio um espaço de pluralidade jurídica.
Paralelamente terá a oportunidade de começar a caracterizar e a compreender a organização jurídico-desportiva das principais entidades, públicas e privadas, directa e indirectamente relacionadas com o desporto, assim como a analisar a intervenção dos recursos humanos, da organização de eventos e da construção e manutenção das instalações desportivas sob uma perspectiva normativo-legal.
De igual modo, por força da transversalidade do próprio desporto, nesta unidade curricular impõe-se a necessidade de se introduzir os mais diferenciados ramos do Direito e relacioná-los com o desporto, quais sejam, entre outros, o direito civil, o direito penal, o direito comercial e o direito administrativo.
Traumatology and Injury Prevention
Recreation Sports
612 - ECTS
Planear, executar e avaliar programas de Animação Desportiva em contextos de intervenção diferenciados
Aesthetics of Sport
608 - ECTS
A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objecto estético. Constituem-se como objectivos da unidade curricular de ED:
1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto.
2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise.
3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialéctica das exigências objectivas (qualidades estéticas do desporto) e subjectivas (atitude estética do sujeito).
4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo.
5. Favorecer a imaginação visual e conceptual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas.
6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.
Estabelece-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos de domínio, aplicação e comunicação dos conhecimentos específicos da unidade curricular de ED.
Safety and Aquatic Rescue