Resumo (PT):
A Educação Física é em muitos casos a disciplina que tem menos destaque no currículo escolar, e que mais polémica provoca quanto ao facto se deve ou não contar para a média de acesso ao Ensino Superior. Sendo o Desporto uma ferramenta fundamental para a transmissão de valores nos mais jovens e ajudar a mudar alguns comportamentos, podemos colocar esta questão, que tentamos responder ao longo deste relatório. Qual será o papel do Desporto em escolas com metodologias diferentes de ensino?
Com esse intuito os objetivos que procuramos atingir eram estes: i) aprofundar conhecimentos sobre projetos pedagógicos diferentes e perceber qual o papel do Desporto; ii) acompanhar o Projeto “Educar nos Valores Olímpicos” na Escola do Cerco e analisar as dificuldades de implementação de um projeto deste género; iii) elaborar e executar um plano de intervenção para fazer face aos problemas/necessidades identificadas.
Com o estágio na Escola do Cerco queríamos verificar de que forma o Desporto promovia o Bem-Estar dos mais jovens, ainda para mais numa realidade tão difícil como a do Cerco, através da implementação do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social. Com a visita a Summerhill, a ideia foi saber aquilo que diferenciava esta escola das demais. Por outro lado, através do Estudo que realizamos com as entrevistas ao Professor José Pacheco, à Professora Zoe Readhead e ao Professor Paulo Ferreira, pretendemos entender qual era a sua posição em relação ao Desporto e o que destacam nos projetos que coordenam.
Neste ano de Estágio foi possível perceber que nestes projetos pedagógicos o Desporto é visto como algo fundamental na transmissão de valores aos mais jovens, sendo por isso muito valorizado. As ideias de entre as pessoas entrevistadas nem sempre foram iguais, mas sempre foram fiéis aos princípios que cada um defendia.
Abstract (EN):
Physical Education is usually the most undervalued subject. Deciding whether the grades students are awarded in this subject should count towards their secondary school overall grade, and consequently their university entry grade, is still a matter of debate and generates controversy. Given that the practice of sports is so fundamental for the transmission of values and supports the development of certain behaviours, it is important to inquire: what is the role of Physical Education in schools with different teaching methods?
Taking this into consideration, the main objectives we tried to reach were: i) deepen our understandings and knowledge of different pedagogical projects e understand the role of Physical Education; ii) follow the Project “Educar nos Valores Olímpicos” (Educate in Olympic Values) in “Escola do Cerco” and analise the challenges that occur when implementing a project of this nature; iii) elaborate and execute a plan of intervention that considers and faces identified struggles and needs.
Given this, the aim of doing a placement at “Escola do Cerco”, a school in an underprivileged area that involves students who face a challenging and struggling reality, was to observe a model of personal and social responsibility being implemented and how it would support the practice of sports promote the wellbeing of children. The visit to Summerhill would allow to grasp what distinguishes this school and its teaching method from others. Furthermore, the studies based on the interviews with Professor José Pacheco, Professor Zoe Readhead and Professor Paul Ferreira, we aimed to comprehend what their position regarding the practice of sports is and what they highlight in the projects they coordinate.
All things considered, we were able to understand that in these pedagogical projects, the practice of sports is considered fundamental in the transmission of values to young students and, consequentially, it is highly valued in their projects.Those interviewed didn't always share the same opinions, But were always consistent with the principles they believed in.
Language:
Portuguese