Resumo (PT):
A investigação tem demonstrado que as competências psicológicas são
importantes no desporto e, paralelamente, que estas estratégias podem ser
utilizadas em programas de intervenção nas lesões desportivas. No entanto, no
atletismo parece não haver muitos estudos que comprovem a utilização das
mesmas em treino/competição, quer seja na prevenção ou na reabilitação de
lesões. Neste sentido, o presente estudo procurou desenvolver um programa de
treino de duas competências psicológicas – relaxamento e visualização mental
– em atletas de formação do atletismo, visando dotar os atletas de competências
que lhes permitissem, no futuro, lidarem melhor com futuras situações de lesão,
bem como com a situação de confinamento social provocada pela pandemia
COVID-19. Participaram deste estudo 24 atletas da formação de atletismo, com
idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Estes atletas foram divididos
em dois grupos: grupo de controlo (composto por 13 atletas submetidos apenas
a avaliação psicológica) e grupo experimental (composto por 11 atletas, sujeitos
a uma avaliação psicológica e a um programa de intervenção). O programa de
treino de competências psicológicas versou sobre o relaxamento e a
visualização mental, voltando as competências psicológicas para a lesão
desportiva e para situação de confinamento. Os instrumentos utilizados incluíram
uma entrevista sobre a situação de lesão, a situação de confinamento social e a
importância da psicologia do desporto, enquanto os questionários pretendiam
avaliar as suas competências psicológicas. Os resultados deste estudo
mostraram que o programa teve efeitos positivos na perceção da lesão
desportiva no grupo experimental em relação ao grupo controlo. Com efeito, os
atletas submetidos a este programa de treino referiram, na avaliação pelas
entrevistas, que a lesão desportiva não deve ser vista unicamente como um mau
acontecimento, devendo tirar-se dela o máximo proveito no que respeita às
aprendizagens; além disso, referiram que as competências psicológicas podem
efetivamente ajudar na prevenção e reabilitação das lesões. No final, constatouse
que os atletas beneficiaram do programa de intervenção na transformação da
perceção de lesão e dos benefícios/estratégias que podem ser utilizados nestes
períodos de paragem. No que respeita às competências avaliadas pelos
questionários, verificou-se que, no grupo de controlo, quer nos valores do ACSI28
28, quer nos do TOPS, houve propensão para os atletas manterem ou
diminuírem o uso das competências psicológicas avaliadas (embora as
diferenças não fossem significativas); no grupo experimental, a propensão
parecia ser no sentido contrário, havendo ganhos em praticamente em todas as
competências avaliadas, quer no ACSI-28, quer no TOPS. Assim, concluímos
que, embora generalidade das diferenças não fossem significativas, também a
este nível o programa trouxe benefícios para o grupo sujeito a intervenção.
Abstract (EN):
Research has shown that psychological skills are important in sport and, at the
same time, that these strategies can be used in sports injury intervention
programmes. However, in athletics there does not seem to be many studies that
prove their use in training/competition, whether in the prevention or rehabilitation
of injuries. In this sense, the present study sought to develop a training program
of two psychological skills – relaxation and mental visualization – in athletes with
athletics training, aiming to provide athletes with skills that would allow them, in
the future, to better deal with future injury situations, as well as with the situation
of social confinement caused by the COVID-19 pandemic. Twenty-four athletes
from the athletics training, aged between 15 and 20 years, participated in this
study. These athletes were divided into two groups: control group (composed of
13 athletes submitted only to psychological evaluation) and experimental group
(composed of 11 athletes, subject to a psychological evaluation and an
intervention program). The psychological skills training program focused on
relaxation and mental visualization, returning psychological skills to sports injury
and confinement. The instruments used included an interview on the situation of
injury, the situation of social confinement and the importance of sport psychology,
while the questionnaires aimed to assess their psychological skills. The results of
this study showed that the program had positive effects on the perception of
sports injury in the experimental group in relation to the control group. In fact, the
athletes submitted to this training programme mentioned, in the evaluation by the
interviews, that the sports injury should not be seen solely as a bad event, and
that the maximum benefit should be made of it with regard to learning; in addition,
they reported that psychological skills can effectively help in the prevention and
rehabilitation of injuries. In the end, it was found that the athletes benefited from
the intervention program in the transformation of the perception of injury and the
benefits/strategies that can be used in these periods of stopping. With regard to
the competencies evaluated by the questionnaires, it was found that, in the
control group, both in the VALUES of the ACSI-28 and in the TOPS, there was a
propensity for athletes to maintain or decrease the use of psychological skills
evaluated (although the differences were not significant); in the experimental
XI IIgroup, the propensity seemed to be in the opposite direction, with gains in
practically all competencies evaluated, both in the ACSI-28 and in the TOPS.
Thus, we conclude that, although most of the differences were not significant,
also at this level the program brought benefits to the group subject to intervention.
Language:
Portuguese