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Publication

Lesões Desportivas no Atletismo: Programa de relaxamento e visualização mental em atletas de formação.

Title
Lesões Desportivas no Atletismo: Programa de relaxamento e visualização mental em atletas de formação.
Type
Thesis
Year
2020-07-23
Authors
Catarina Alves Costa
(Author)
FADEUP
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Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): A investigação tem demonstrado que as competências psicológicas são importantes no desporto e, paralelamente, que estas estratégias podem ser utilizadas em programas de intervenção nas lesões desportivas. No entanto, no atletismo parece não haver muitos estudos que comprovem a utilização das mesmas em treino/competição, quer seja na prevenção ou na reabilitação de lesões. Neste sentido, o presente estudo procurou desenvolver um programa de treino de duas competências psicológicas – relaxamento e visualização mental – em atletas de formação do atletismo, visando dotar os atletas de competências que lhes permitissem, no futuro, lidarem melhor com futuras situações de lesão, bem como com a situação de confinamento social provocada pela pandemia COVID-19. Participaram deste estudo 24 atletas da formação de atletismo, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Estes atletas foram divididos em dois grupos: grupo de controlo (composto por 13 atletas submetidos apenas a avaliação psicológica) e grupo experimental (composto por 11 atletas, sujeitos a uma avaliação psicológica e a um programa de intervenção). O programa de treino de competências psicológicas versou sobre o relaxamento e a visualização mental, voltando as competências psicológicas para a lesão desportiva e para situação de confinamento. Os instrumentos utilizados incluíram uma entrevista sobre a situação de lesão, a situação de confinamento social e a importância da psicologia do desporto, enquanto os questionários pretendiam avaliar as suas competências psicológicas. Os resultados deste estudo mostraram que o programa teve efeitos positivos na perceção da lesão desportiva no grupo experimental em relação ao grupo controlo. Com efeito, os atletas submetidos a este programa de treino referiram, na avaliação pelas entrevistas, que a lesão desportiva não deve ser vista unicamente como um mau acontecimento, devendo tirar-se dela o máximo proveito no que respeita às aprendizagens; além disso, referiram que as competências psicológicas podem efetivamente ajudar na prevenção e reabilitação das lesões. No final, constatouse que os atletas beneficiaram do programa de intervenção na transformação da perceção de lesão e dos benefícios/estratégias que podem ser utilizados nestes períodos de paragem. No que respeita às competências avaliadas pelos questionários, verificou-se que, no grupo de controlo, quer nos valores do ACSI28 28, quer nos do TOPS, houve propensão para os atletas manterem ou diminuírem o uso das competências psicológicas avaliadas (embora as diferenças não fossem significativas); no grupo experimental, a propensão parecia ser no sentido contrário, havendo ganhos em praticamente em todas as competências avaliadas, quer no ACSI-28, quer no TOPS. Assim, concluímos que, embora generalidade das diferenças não fossem significativas, também a este nível o programa trouxe benefícios para o grupo sujeito a intervenção.
Abstract (EN): Research has shown that psychological skills are important in sport and, at the same time, that these strategies can be used in sports injury intervention programmes. However, in athletics there does not seem to be many studies that prove their use in training/competition, whether in the prevention or rehabilitation of injuries. In this sense, the present study sought to develop a training program of two psychological skills – relaxation and mental visualization – in athletes with athletics training, aiming to provide athletes with skills that would allow them, in the future, to better deal with future injury situations, as well as with the situation of social confinement caused by the COVID-19 pandemic. Twenty-four athletes from the athletics training, aged between 15 and 20 years, participated in this study. These athletes were divided into two groups: control group (composed of 13 athletes submitted only to psychological evaluation) and experimental group (composed of 11 athletes, subject to a psychological evaluation and an intervention program). The psychological skills training program focused on relaxation and mental visualization, returning psychological skills to sports injury and confinement. The instruments used included an interview on the situation of injury, the situation of social confinement and the importance of sport psychology, while the questionnaires aimed to assess their psychological skills. The results of this study showed that the program had positive effects on the perception of sports injury in the experimental group in relation to the control group. In fact, the athletes submitted to this training programme mentioned, in the evaluation by the interviews, that the sports injury should not be seen solely as a bad event, and that the maximum benefit should be made of it with regard to learning; in addition, they reported that psychological skills can effectively help in the prevention and rehabilitation of injuries. In the end, it was found that the athletes benefited from the intervention program in the transformation of the perception of injury and the benefits/strategies that can be used in these periods of stopping. With regard to the competencies evaluated by the questionnaires, it was found that, in the control group, both in the VALUES of the ACSI-28 and in the TOPS, there was a propensity for athletes to maintain or decrease the use of psychological skills evaluated (although the differences were not significant); in the experimental XI IIgroup, the propensity seemed to be in the opposite direction, with gains in practically all competencies evaluated, both in the ACSI-28 and in the TOPS. Thus, we conclude that, although most of the differences were not significant, also at this level the program brought benefits to the group subject to intervention.
Language: Portuguese
Documents
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