Summary: |
'The language of space is everywhere in theory today' (Kirby 1996:1): com efeito, uma atracção sem precedentes pela 'espacialização' do discurso teórico-crítico veio permear as ciências sociais, as artes e as humanidades. A 'cartografia' (Bucy-Glucksman 1996: 9) e a iconicidade reforçam o seu poder de atracção enquanto ferramentas conceptuais da crítica literária - enquanto (por ex.) os cientistas sociais 'textualizam' os seus referentes, chamem-se eles o 'território' (Gervereu 2000: 11), as 'práticas sociais' ou as 'relações de poder'. Uma das consequências de tais desenvolvimentos é uma atenção renovada aos relacionamentos entre a construção do verbal e do visual. De facto, as barreiras teóricas que tradicionalmente separariam a linguagem e a iconicidade, ou a literatura e as artes visuais , vieram em anos recentes a ser objecto de revisão crítica (Vergine 2000: 8). Distinções como as famosamente erigidas por Lessing entre uma arte de signos convencionais organizados no tempo e uma arte de signos pretensamente naturais dispostos no espaço (Heffernan 1993:1) dificilmente resistem à pluralidade de formas e de media ora assumidas quer pelas artes verbais quer pelas visuais. Ganham relevo as suas representações mútuas - enquanto os limites mais convencionais da ekphrasis ('the verbal representation of visual representation' - Heffernan 1993:3) experimentam revisão crítica e expansão: 'the discourse on ekphrasis [changes] from a discourse preoccupied with modes of representation to a discourse of re-presentation, re-writing, and translation' (Clüver 1996: 45). O presente projecto visa estudar algumas das consequências da situação supra-descrita, quer para a praxis artística/literária, quer para a crítica e teorização. Em termos práticos, os seus objectivos consistirão na identificação de artefactos verbais e visuais que se oferecem à leitura e ao olhar de modo a desafiar a auto-contenção respectiva do verbal e do visual - e em seguida sujeitar tais artefactos (nomea |
Summary
'The language of space is everywhere in theory today' (Kirby 1996:1): com efeito, uma atracção sem precedentes pela 'espacialização' do discurso teórico-crítico veio permear as ciências sociais, as artes e as humanidades. A 'cartografia' (Bucy-Glucksman 1996: 9) e a iconicidade reforçam o seu poder de atracção enquanto ferramentas conceptuais da crítica literária - enquanto (por ex.) os cientistas sociais 'textualizam' os seus referentes, chamem-se eles o 'território' (Gervereu 2000: 11), as 'práticas sociais' ou as 'relações de poder'. Uma das consequências de tais desenvolvimentos é uma atenção renovada aos relacionamentos entre a construção do verbal e do visual. De facto, as barreiras teóricas que tradicionalmente separariam a linguagem e a iconicidade, ou a literatura e as artes visuais , vieram em anos recentes a ser objecto de revisão crítica (Vergine 2000: 8). Distinções como as famosamente erigidas por Lessing entre uma arte de signos convencionais organizados no tempo e uma arte de signos pretensamente naturais dispostos no espaço (Heffernan 1993:1) dificilmente resistem à pluralidade de formas e de media ora assumidas quer pelas artes verbais quer pelas visuais. Ganham relevo as suas representações mútuas - enquanto os limites mais convencionais da ekphrasis ('the verbal representation of visual representation' - Heffernan 1993:3) experimentam revisão crítica e expansão: 'the discourse on ekphrasis [changes] from a discourse preoccupied with modes of representation to a discourse of re-presentation, re-writing, and translation' (Clüver 1996: 45). O presente projecto visa estudar algumas das consequências da situação supra-descrita, quer para a praxis artística/literária, quer para a crítica e teorização. Em termos práticos, os seus objectivos consistirão na identificação de artefactos verbais e visuais que se oferecem à leitura e ao olhar de modo a desafiar a auto-contenção respectiva do verbal e do visual - e em seguida sujeitar tais artefactos (nomeadamente, de poesia e pintura) a (re)leituras que contribuam para o reconhecimento e para a saliência do seu lugar nos contextos presentes de produção e recepção. A publicação de um livro e de um CD Rom que contenham os resultados da investigação, e que ao mesmo tempo colijam os textos e imagens assim lidos será um dos objectivos do projecto. Um outro consubstanciar-se-á numa exposição que contribua para uma maior consciência dos nexos inter-artes. O projecto compreenderá também um congresso internacional ao qual sejam presentes alguns resultados da investigação, a debater com um painel de especialistas internacionais, e tendo em vista um público proveniente de uma ampla gama de áreas académicas e artísticas. |