Objetivos e Atividades
 Este projeto aborda os sistemas aéreos de energia eólica  (AWES), que
 visam gerar energia elétrica, explorando ventos a grande altitude. Propomos estudar AWES, investigá-los em uma configuração multi-sistema, desenvolver e construir 3 protótipos.
  A investigação em AWES testemunhou um rápido crescimento nos últimos anos, com vários novos grupos de investigação que surgiram na Europa e nos EUA, com o correspondente número crescente de publicações sobre o assunto e um número crescente de participantes da conferência principal sobre o assunto: a AWEC - Airborne Wind Energy Conference.
  O entusiasmo com esta nova tecnologia deriva não apenas do fato de usar uma fonte de energia renovável
 -- ventos ainda inexplorados em grandes altitudes --, mas também porque gera alguns interessantes desafios  científicos e tecnológicos,  que durante este projecto nos propomos resolver.
 
  Resultados Esperados/Atingidos
 Os AWES ocupam tipicamente uma área de solo considerável. Alguns grupos de investigação tentam diminuir a proporção do custo da terra por MW usando enormes asas, o que aumenta muito o custo dos materiais, que terão ser capazes de suportar forças de centenas de KN.
 Aqui, propomos o uso de várias unidades de energia relativamente pequenas, como alternativa a uma unidade grande. A utilização de várias unidades compartilhando um mesmo espaço físico traz  desafios:
 (i) a robustez do sistema de controlo para garantir a prevenção de colisões,
 (ii) a escolha do melhor layout para um conjunto de unidades em uma determinada área de terreno.
 Estes desafios, envolvem questões abertas na área otimização e de teoria do controlo. Este projeto tem como objetivo contribuir para responder a essas questões.
  Algumas das publicações  já produzidas no projeto, contribuindo para responder a alguns destes desafios, podem ser encontradas na página web   www.upwind.pt.  |