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A hierarquização de notícias e os comentários do público nos sites de quatro diários portugueses

Título
A hierarquização de notícias e os comentários do público nos sites de quatro diários portugueses
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2014
Autores
Lima, Helena
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 669-674
8º Congresso SOPCOM : Comunicação Global, Cultura e Tecnologia
Lisboa, 17 a 19 de Outubro 2013
Classificação Científica
FOS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): Os comentários nos sites noticiosos têm sido considerados uma ferramenta ao dispor da cidadania em que o público pode exprimir as opiniões sobre as temáticas publicadas e validar aatividade informativa. O meio digital facilita a interatividade, estimula-a ao funcionar como uma ferramenta que aumenta a vontade de participar (Sundet; Ytreberg, 2009). No entanto, a interatividade na Internet vai muito além do simples click que possibilita a selecão e navegação (Schultz, 1999). No campo do jornalismo digital a real possibilidade do recetor se tornar um produtor de conteúdos parece estar muito condicionada e o público geralmente escolhe e comunica preferências que o emissor regista, satisfaz e organiza, filtrando comentários e decidindo os que são publicados (Wardle; Williams, 2010). A interatividade enquanto característica do meio digital é entendida como uma aferição de audiências e do interesse público já que é através dos comentários e do número de visualizações que os leitores manifestam as suas preferências. A interatividade pode também ser entendida como um contributo para a reconfiguração editorial dos sites que podem escolher os destaques e definir a agenda mediática em função dos comentários expressos no site.Este estudo incide em quatro sites de jornais diários com políticas editoriais distintas: Público, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Jornal de Notícias. Os dois primeiros são considerados os jornais de referência, tendo, portanto,uma particular responsabilidade na relação entre o poder informativo e os processos de cidadania. CM e JN têm orientações editoriais mais próximas, com temáticas e estilos narrativos que tendem a suscitar a participação do público, ainda que o primeiro se aproxime mais do formato tabloide, incorporando as típicas temáticas escândalo, desporto, vida privada (Zoonen, 1998; Sparks, 2000, Deuze, 2005). O objetivo deste estudo é o de aferir se o perfil editorial corresponde à categorização atribuída através do estudo da hierarquia noticiosa apresentada, e procurar verificar se existe uma correspondência nas preferências e comentários dos leitores revelando uma aproximação entre a agenda noticiosa e a agenda pública (Boczkowski; Michtchelstein, 2010). Para a amostra foi aleatoriamente escolhido o período de um mês, em que manchetes e comentários dos quatro sites foram fotografados às 23:00. O critério de seleção recaiu apenas nos destaques da página e respetivos comentários. A análise foi organizada segundo a separação por secções/editorias a fim de conhecer melhor o perfil editorial e para tentar encontrar uma ligação entre estes temas e as escolhas do público nos comentários das notícias. A participação dos leitores obedece ainda a uma análise de conteúdo sobre uma amostra selecionada.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível online no site da SOPCOM - http://www.sopcom.pt/sub/pag/atas_de_congressos_sopcom - e no RepositoriUM - http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/29597.
Documentos
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