Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Caso de estudo: os docentes de alemão como língua estrangeira nas universidades portuguesas - impulsionadores do ensino digital em tempos de pandemia de Covid-19 e posteriormente

Caso de estudo: os docentes de alemão como língua estrangeira nas universidades portuguesas - impulsionadores do ensino digital em tempos de pandemia de Covid-19 e posteriormente

Título
Caso de estudo: os docentes de alemão como língua estrangeira nas universidades portuguesas - impulsionadores do ensino digital em tempos de pandemia de Covid-19 e posteriormente
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2024
Autores
Kind, Anette
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Auf der Maur, Simone
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Indexação
Academic Search Ultimate (EBSCO)
Worldcat OCLC
CAPES - Portal de Periódicos
Crossref
Dialnet
DOAJ
EBSCO
ERIH Plus
Fonte académica
JURN
Latindex
ProQuest
RCAAP
SHERPA/RoMEO
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
Outras Informações
Resumo (PT): pandemia Covid-19 deu um enorme impulso à digitalização do ensino universitário. Um desafio central consistiu na conversão e adaptação ad hoc de cenários de ensino presencial para formatos de ensino digital, respeitando as diretrizes, tanto do ministério como das universidades. No decurso desta transição, os docentes assumiram um elevado nível de responsabilidade, na medida em que tiveram de tomar decisões didáticas autónomas na implementação do ensino digital. Este artigo centra-se no papel dos docentes como força motriz da digitalização do ensino de alemão como língua estrangeira nas universidades portuguesas, no contexto da pandemia. Os dados obtidos através do estudo qualitativo aqui apresentado permitiram a análise das experiências dos docentes e estudantes de alemão como língua estrangeira durante a pandemia. Concluímos que, apesar da rápida disponibilização de formações dedicadas à utilização de ferramentas digitais, por parte das universidades, e do empenho de docentes e estudantes, o ensino digital exige não só pré-requisitos técnicos e competências digitais, mas sobretudo uma didática digital especificamente orientada para o ensino de línguas estrangeiras no contexto universitário. A colmatação desta lacuna constitui, num futuro próximo, um desafio central no processo da definição de estratégias adequadas para o ensino digital das línguas
Abstract (EN): The Covid-19 pandemic has given a huge boost to the digitalization of university teaching. A central challenge was the ad hoc conversion and adaptation of faceto- face teaching scenarios to digital teaching formats, while respecting the guidelines of both the ministry and the universities. During this transition, lecturers took on a high level of responsibility, as they had to make autonomous didactic decisions in the implementation of digital teaching. This paper focuses on the role of teachers as the driving force behind the digitization of teaching German as a foreign language in Portuguese universities in the context of the pandemic. The data obtained through the qualitative study presented here allowed us to analyze the experiences of teachers and students of German as a foreign language during the pandemic. We conclude that, despite the rapid availability of training courses dedicated to the use of digital tools by universities and the commitment of teachers and students, digital teaching requires not only technical prerequisites and digital skills, but above all a digital didactic specifically orientated towards the teaching of foreign languages in the university context. In the near future, filling this gap will be a central challenge in the process of defining appropriate strategies for digital language teaching.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
07c+Anette+Kind+e+Simone+Madeleine+Auf+Der+Maur 461.01 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Vou buscar ali, ali acima! A multimodalidade da deixis no português europeu (2012)
Artigo em Revista Científica Nacional
Isabel Galhano Rodrigues
Visualização da relevância relativa de investigadores a partir da sua produção textual (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Trigo, Luís; Brazdil, Pavel
Utilização da Imagem por Ressonância Magnética nos Estudos sobre a Produção da Fala (2010)
Artigo em Revista Científica Nacional
Sandra M. Rua Ventura; Diamantino Rui S. Freitas; Isabel Maria A. P. Ramos; João Manuel R. S. Tavares
Studies on variation in portuguese [recensão] (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pinto, Alexandra Guedes ; Amorim, Clara

Ver todas (77)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-10 às 23:55:49 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico