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Na Ponta da Língua - Um Novo Paradigma no Acesso à Informação

Título
Na Ponta da Língua - Um Novo Paradigma no Acesso à Informação
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2004
Autores
Luís Coelho
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Maria Sá Barros
(Autor)
FEUP
Daniela Silva
(Autor)
FEUP
Diamantino Freitas
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 1-10
Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação
Lisboa, Portugal, 3 a 5 de Novembro de 2004
Outras Informações
Resumo (PT): A voz representou desde sempre o sistema de interacção básico e natural entre seres humanos. Para a interacção com máquinas, devido a restrições tecnológicas, utilizam-se essencialmente ratos e teclados que limitam a sua utilização a pessoas com formação e exigem a aprendizagem de uma nova forma de comunicação. A sociedade da informação, embora já bastante democratizada, possui ainda muitos indivíduos involuntariamente à margem. Pessoas que simplesmente não se sentem com aptidão para a utilização de sistemas informáticos, pessoas com insuficiências como os invisuais ou pessoas idosas são casos simples de citar. A possibilidade de falar para uma máquina/sistema com capacidades de percepção e geração de mensagens faladas facilita a integração desejada, permite minimizar as dificuldades sentidas pelas referidos grupos e, de um modo geral, potencia a acessibilidade. Este artigo trata dos sistemas de processamento de voz e da sua inserção na sociedade dando-se particular ênfase à sua aplicação à língua Portuguesa. Será feita uma abordagem sob duas perspectivas: na perspectiva da máquina se dirigir ao utilizador, síntese da fala e conversores de texto para fala, e na perspectiva do utilizador poder falar com a máquina, reconhecimento da fala. São esquematizados os módulos que constituem um sistema de conversão de texto em fala e um sistema de reconhecimento de fala contínua, para o Português Europeu, e salientados os problemas que ainda falta ultrapassar em alguns destes módulos e possíveis soluções, de modo a poderem ser usados em qualquer tipo de sistema de informação. São ainda apresentadas algumas aplicações para interfaces de voz, sistemas activos apenas para certos níveis da aplicação, ou limitados a certas tarefas. Seguem-se alguns dos exemplos de aplicação destas soluções: na medicina - sistemas de pré-diagnóstico, detecção e correcção de patologias de fala; no ensino - e-learning, ensino de línguas, aperfeiçoamento de pronúncia, ensino de matérias.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Artigo publicado nas actas da 5ª CAPSI - Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Lisboa, 3-5 de Novembro de 2004
Nº de páginas: 10
Documentos
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