Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Perceção internacional de Portugal como destino turístico

Perceção internacional de Portugal como destino turístico

Título
Perceção internacional de Portugal como destino turístico
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2021
Autores
Sousa, Vânia
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Faustino, Paulo
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Rebelo, Cristina
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Publicação em Scopus Scopus
EBSCO
Google Scholar
Latindex
CAPES - Portal de Periódicos
Dialnet
RCAAP
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): O mercado turístico atual encontra-se em constante evolução, pelo que existe uma forte necessidade dos destinos turísticos tirarem partido das suas vantagens competitivas. Este artigo procura identicar a perceção internacional do destino Portugal e dar a conhecer quais os aspetos mais valorizados do destino país, para que se consiga denir estratégias com vista a aumentar a competitividade. A metodologia utilizada foi o questionário aplicado aos turistas estrangeiros que visitaram Portugal, a investigação e a análise das notícias e artigos publicados no período de 2013 a 2018, em oito quality papers online dos quatro mercados emissores de turismo em Portugal, a pesquisa dos prémios atribuídos ao turismo em Portugal, bem como a revisão de literatura em publicações sobre turismo. Perante os resultados obtidos neste estudo conclui-se, em larga escala, que os turistas consideram Portugal um país acolhedor, que benecia maioritariamente das paisagens, do clima, da gastronomia e dos vinhos, do património histórico, das experiências, assim como das cidades e vilas, dos costumes e tradições e do estilo de vida português. Por este motivo, os estrangeiros auscultados predispõem-se a recomendar Portugal como destino turístico. É fundamental que as entidades públicas e privadas de turismo, tal como os gestores locais e nacionais conheçam qual é a perceção internacional de Portugal, para que possam tomar decisões baseadas em evidência.
Abstract (EN): The tourism market is under continuous development; hence, there is a strong demand for tourist destinations to maximise their competitive advantages. This article aims to identify the international perception of Portugal as a tourism destination, and identify which aspects are more valued according to international tourists, thereby increasing competitiveness. A survey was given to foreigners who had already visited Portugal. Articles on international news websites from the period of 2013 to 2018 from eight quality papers of the four main tourism markets of Portugal (UK, Spain, France, and Germany) and the awards attributed to destination Portugal were gathered and analysed. A literature review of publications about tourism was also performed. The results of this study highlight that international tourists consider Portugal a welcoming country that naturally benets from exceptional landscapes, climate, gastronomy and wines, enjoyable tourism experiences, as well as a rich cultural heritage, historical cities, villages, customs and traditions, and a unique Portuguese lifestyle. These international tourists are also willing to recommend Portugal as a tourist destination
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
document 4003.61 KB
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Cópia e apropriação da obra de arte na modernidade (2007)
Tese
Susana Lourenço Marques; Maria T. Cruz
HOMO COMMUNICANS. A Comunicação Humana (2010)
Publicação Didática
Luís Calafate
Gelados de Ciência na Divulgação da Física nas Ruas e Praias de Espinho (2017)
Poster em Conferência Nacional
Paulo Simeão Carvalho; Ana Cachide Praça Pedroso
FISASTEE (2022)
Poster em Conferência Nacional
Carvalho, PS; Gonçalves, JAA

Ver todas (268)

Da mesma revista

The role of social media: The TravelPlot Porto case study (2014)
Artigo em Revista Científica Nacional
Soraia Ferreira; Artur Pimenta Alves; Célia Quico
Perfil e segmentação do visitante de festivais de vinho: o evento EV-Essência do Vinho - Porto (2015)
Artigo em Revista Científica Nacional
Santos, Ana Maria Ramires Príncipe dos ; Sousa, Ana Cristina Correia de; Marques, Susana Regina
O património cultural enquanto motor para a coesão territorial: o caso do Projeto Vale do Varosa (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pereira, Sérgio Vaz; Duarte, Alice

Ver todas (13)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-06 às 22:57:25 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico