Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos: aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística

A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos: aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística

Título
A aprendizagem e o ensino da leitura-escrita em bilingues adultos: aspetos da sua complexidade neuropsicolinguística
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2021
Autores
Lopes, Ângela Filipa
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
(Autor)
FLUP
Revista
Indexação
DOAJ
ERIH Plus
Google Scholar
Latindex
CAPES - Portal de Periódicos
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): Compreender a aprendizagem de uma língua segunda (L2) como um processo mental multifacetado é importante e útil de uma perspetiva didática, sobretudo no que respeita à aprendizagem da leitura e da escrita em L2. O texto aqui em questão pretende lançar alguma luz sobre este complexo processo com o intuito de aproximar os dois extremos da apropriação da leitura e da escrita em L2 por adultos: a sua aprendizagem e o seu ensino. Assim, o texto centrar-se-á nalguns mecanismos cerebrais que controlam o processamento da leitura e da escrita, à medida que se tentará aproximar de questões de relevo para o processamento bilingue subjacente à compreensão e à produção escritas em L2
Abstract (EN): Understanding to what extent learning a second-language (L2) is a multi-layered mental process can prove to be useful from a L2 teaching perspective, in this case. Moreover when it comes to learning how to read and write in a L2. This text aims at bringing some aspects of this intricate process into light in hopes to bring the two ends of adult L2 reading-writing closer: its learning and teaching. To try to achieve that purpose, the text focuses on general brain mechanisms which control the processing of reading and writing as it draws nearer to some relevant issues surrounding bilingual reading comprehension and written production in a L2.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/38810
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
38810-Texto do artigo-178918-2-10-20210810 413.88 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Um ponto em comum entre frase e leitura: os grupos de sentido em destaque (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro ; Lopes, Ângela Filipe
A biliteracia : alguns aspetos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em L2 (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Castro
Das inferências à interpretação recursiva na leitura do texto literário em L2 (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro

Ver todas (8)

Da mesma revista

Apresentação - Literatura: Em pauta: História da Literatura e Historiografia Literária (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Moreira, Maria Eunice ; Topa, Francisco
Aprender e ensinar a ler e a escrever: abordagem cognitiva (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro ; Pereira, Vera Wannmacher; Seidel, Verônica Franciele
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 19:55:29 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico