Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > The cyberjournal as a teaching tool: from technique to practice

The cyberjournal as a teaching tool: from technique to practice

Título
The cyberjournal as a teaching tool: from technique to practice
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2004
Autores
Leal, Pedro
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Zamith, Fernando
(Autor)
FLUP
Nunes, Sérgio Sobral
(Autor)
FLUP
Lima, Helena
(Autor)
FLUP
Couto, Sandra Sá
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Costa, Emília
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Fonseca, Cristina
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
II Congreso Iberoamericano de Periodismo Digital = II Congreso Iberoamericano de Xornalismo Dixita
Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, 29 a 30 de novembro de 2004
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Outras humanidades
Outras Informações
Resumo (PT):
Abstract (EN): the interdisciplinary work that culminated in the creation of the cyberjournal Jornalismo- PortoNet (JPN) in March 2004. The primary purpose of JPN was to provide an academic training post for last term students, simulating the editorial office of a newspaper. Taking advantage of the interdisciplinary and human resources of the course, a scheme has been implemented for editing and publishing news material, involving teachers from particular fields of Design, Computer Science and Journalism. The idea was to make the most of the potentialities offered by internet, choosing news building structures to suit this new process (open, in tree, multilinear, and with parallel linkages), by means of text blocks hyperconnected to one another. The goals proposed in this initial phase of JPN which lasted until the first days in June were globally reached. Although JPN was not widely advertised, its visibility was good, reaching some twenty thousand visits in the two and half months of intensive work. In all, more than 900 articles and dozens of radio and television reports were prepared and transmitted. These results make the authors conclude that the cyberjournal is an excellent tool in Journalism teaching, considering its low production and distribution costs and the internet potentialities as medium of communication wherein all the other media converge.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/zamith-fernando-cyberjournal-teaching-tool.pdf
Notas: A versão em língua portuguesa do mesmo congresso encontra-se registada no Módulo de Publicações em: https://sigarra.up.pt/flup/pt/PUB_GERAL.PUB_VIEW?pi_pub_base_id=76007
Nº de páginas: 13
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
zamith-fernando-cyberjournal-teaching-tool 60.95 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

O ciberjornal como instrumento de ensino: Da teoria à prática (2004)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Zamith, Fernando ; Leal, Pedro ; Nunes, Sérgio ; Giesteira, Bruno ; Lima, Helena ; Couto, Sandra Sá ; Silva, Manuel ; Costa, Emília ; Fonseca, Cristina
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-17 às 02:51:45 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico