Resumo (PT):
É objetivo deste texto mostrar que a aprendizagem do oral e da escrita
assenta em bases cognitivas, sem subestimar aspetos de ordem social e
neurológica. Justiica-se assim que seja lido na ótica da psicolinguística
genética, que dá especial realce ao desenvolvimento cognitivo que sustenta
a linguagem oral e escrita. A coniguração dada ao texto procura evidenciar
as condições necessárias a uma entrada na escrita com o sucesso desejado,
que vão do domínio das noções de número e de classe e respetivas relações
de equivalência e de inclusão, à capacidade de descentração cognitiva que
acompanha a abstração indispensável à simbolização que está na origem
da iniciação ao código fonográico. Consta este texto de duas partes: a
primeira mais voltada para noções teóricas sem as quais seria difícil
entender a perspetiva adotada e a segunda mais prática, documentada por
uma bateria de testes que visa avaliar a criança à entrada na escola, tendo
em vista os aspetos elencados.
Abstract (EN):
The aim of this paper is to show that learning to speak and write is based
on cognitive foundations, apart from the social and neurological aspects
which should not be underestimated. he paper should thus be read from
the perspective of genetic psycholinguistics, which places special emphasis
on the cognitive development that underpins oral and written language.
I intend to highlight the conditions that are required for successful entry
into writing, ranging from mastery of the notions of number and class and
their relationships of equivalence and inclusion, to the ability for cognitive
decentralisation that accompanies abstraction, which is indispensable to the symbolisation that is at the origin of the phonographic code. his paper
consists of two parts: the irst is focused on theoretical notions without
which it would be diicult to understand the perspective adopted, and
the second is more practical, documented by a battery of tests that aim to
evaluate the child upon entry into school, considering the aspects listed.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica