Resumo (PT):
A incidência do estudo recai sobre um subsistema educativo existente em Portugal no período do Estado Novo: a Telescola. O seu aparecimento em finais da década de 60 do século XX reveste-se de grande importância no panorama educativo português. Tendo em vista essa importância pretende-se com esta incursão investigativa ir um pouco mais além, aprofundando algumas matérias consideradas fundamentais para a sua compreensão, por exemplo: o contexto em que surge a Telescola, a sua origem, o seu percurso e estrutura, o funcionamento das emissões, a caraterização possível dos coordenadores e monitores, as metodologias utilizadas e a evolução espacial dos postos de receção. Deste modo esta investigação enquadra-se no eixo temático ¿Subsistemas [Educativos] e Instituições Educacionais¿. Para este estudo ser levado a cabo a análise de conteúdos torna-se essencial, especialmente a análise de legislação relacionada com as medidas educativas tomadas naquele período de uma forma geral e com a Telescola em particular e, também, diversa documentação, sejam estudos nacionais e internacionais seja alguma bibliografia (pouca) que foi sendo produzida.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Eixo 4: Subsistemas [Educativos] e Instituições Educacionais
Nº de páginas:
16