Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Análise qualitativa de dados / Qualitative data analysis.

Análise qualitativa de dados / Qualitative data analysis.

Título
Análise qualitativa de dados / Qualitative data analysis.
Tipo
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Ano
2015
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 101-101
I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências
Porto, 8 de julho de 2015
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais
Outras Informações
Resumo (PT): A análise qualitativa de dados engloba um conjunto diversificado de técnicas de análise que permitem reduzir e organizar em categorias e esquemas semânticos com coerência, simplicidade, eficácia, e pertinência a informação associada a documentos diversos como texto, som, imagem, vídeo e multimédia. O presente workshop oferece aos participantes uma abordagem introdutória à análise qualitativa de dados, entendida em sentido lato, no ensino e divulgação das ciências, realçando a sua relevância tanto para a investigação académica como para a avaliação de práticas e projetos. Sem negligenciar as distinções fundamentais de ordem teórica, privilegia uma abordagem pragmática aos conceitos e técnicas de análise qualitativa de dados. Os participantes terão oportunidade de compreender os critérios que subjazem à utilização exclusiva ou combinada da análise qualitativa assim como os conceitos e operações fundamentais que a caracterizam. O workshop procurará dar uma visão abrangente do processo de análise, enquanto processo iterativo, desde a constituição do conjunto de dados a analisar, passando pela categorização e culminando na apresentação de resultados. Será dado particular destaque à categorização enquanto motor e fase mais sensível da análise, através de exemplos diversificados e exercícios de caráter prático. Os participantes exercitarão assim as competências associadas ao processo de análise, avaliando em primeira mão as vantagens e desvantagens da técnica. Serão ainda analisadas as possibilidades de análise assistida por um programa de computador específico, NVivo. Espera-se que no final do workshop os participantes sejam capazes de reconhecer a relevância da análise qualitativa de dados para os contextos de ensino e divulgação das ciências; identificar os principais conceitos e operações associadas à análise qualitativa de dados; reconhecer os limites e as possibilidades da análise qualitativa relativamente à análise quantitativa bem como a natureza primordialmente complementar entre ambas as abordagens.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Information and Communication Technologies in Portuguese Primary Schools: A Study of the Educational, Social and Economical Impact (2012)
Relatório Técnico
João Carlos Paiva; Luciano Moreira; Mariana Ascenção; Priscila Gonzaga; Ana Mouta; Ana Paulino; Alda Teixeira
A integração educativa das Tecnologias Digitais: Um Ensaio de Boas Práticas em seis escolas portuguesas do 1.º Ciclo. (2013)
Relatório Técnico
João Carlos Paiva; Luciano Moreira; Mariana Ascenção; Priscila Gonzaga; Ana Mouta; Ana Paulino; Alda Teixeira
Manual: Construindo e Divulgando a Química 2.0. (2014)
Publicação Didática
Juliana Monteiro; Carla Morais; Luciano Moreira; João Paiva
Projeto "Porque pirilampiscam os pirilampos?" - Oportunidades manifestas e latentes para a divulgação da Química. (2015)
Poster em Conferência Nacional
Carla Morais; João Carlos Paiva; Luciano Moreira

Ver todas (63)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-07 às 16:59:20 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico