Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Do pensamento do adulto e da sua projeção na universidade e no mundo

Do pensamento do adulto e da sua projeção na universidade e no mundo

Título
Do pensamento do adulto e da sua projeção na universidade e no mundo
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2024
Autores
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
(Autor)
FLUP
Outras Informações
Resumo (PT): Considerando: 1)temas da sociedade contemporânea, sobretudo os relacionados com os três riscos globais(WORLD ECONOMIC FORUM, 2024) que ameaçarão o mundo com mais gravidade a curto prazo(a informação falsa e a desinformação, os eventos climáticos e a polarização societal); 2)as exigências da leitura e da escrita na Universidade; 3)a diferença entre interpretação e reprodução naescrita académica; 4)a não necessária coincidência nos artigos científicos entre as fases da criação e a estrutura da suaapresentação escrita; 5) os futuros da Educação(UNESCO,2022);e 6)a distinção entre originalidade, criatividade e inovação napesquisa científica, discute-se o desenvolvimento do pensamento em direção ao pensamento do adulto, dada a idade do público a que este periódico se destina,por se considerar que nos vários cenários traçados é reclamada a necessária transição de um modo de pensar absoluto e dual para um mais maduro que inclua, entre outros,a relatividade, a contradição e a síntese dialética.
Abstract (EN): Taking into account: 1) topics of the contemporary society, especially those concerned with the three first global risks ranked by severity over the short term (2 years) (misinformation and disinformation, extreme weather events and societal polarization)(WORLD ECONOMIC FORUM, 2024); 2) the University reading and writing demands; 3) the difference between interpretation and reproduction in academic writing; 4) the non-necessary coincidence between the written formstructure and the order of the steps of its underlying creationin scientific papers; 5) the futures of Education (UNESCO,2022);and, finally,6) the distinction between originality, creativity and innovation in scientific research, the development of thought towards the adult thought is discussed due to the age of the target publicof this journal. This means that, in the different cited scenarios, a necessary transition from a dual and absolute thought to a more mature one, including, among others, relativity, contradiction and a dialectic synthesis isrequired.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-17 às 01:31:53 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico