Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Estudo do comportamento de um navio amarrado no Posto "A" do Terminal Petroleiro do Porto de Leixões: construção e calibração do modelo físico (Physical model study of the behavior of a moored ship at the berth "A" Leixões Oil Terminal: Construction and calibration of the physical model)

Estudo do comportamento de um navio amarrado no Posto "A" do Terminal Petroleiro do Porto de Leixões: construção e calibração do modelo físico (Physical model study of the behavior of a moored ship at the berth "A" Leixões Oil Terminal: Construction and calibration of the physical model)

Título
Estudo do comportamento de um navio amarrado no Posto "A" do Terminal Petroleiro do Porto de Leixões: construção e calibração do modelo físico (Physical model study of the behavior of a moored ship at the berth "A" Leixões Oil Terminal: Construction and calibration of the physical model)
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2007
Autores
Francisco Taveira Pinto
(Autor)
FEUP
Emílio Brogueira Dias
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 85-94
2as Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídrios e Ambiente
FEUP, Porto, 24 Outubro
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias
CORDIS: Ciências Tecnológicas
Outras Informações
Resumo (PT): O comportamento de navios amarrados, e por conseguinte, as condições de operacionalidade e de segurança num dado terminal portuário, não apresenta uma relação simples e directa com as condições ambientais locais. Dada a diversidade e a complexidade dos fenómenos hidrodinâmicos envolvidos, a modelação física e uma ferramenta fundamental para o estudo deste tipo de problemas. Após a caracterização do Terminal Petroleiro do Porto de Leixões e efectuada uma descrição sumaria dos principais problemas que afectam as condições de operacionalidade e de segurança no Posto “A”. Com a componente experimental do estudo na sua fase inicial, será dado especial destaque a construção do modelo físico (incluindo os dispositivos de acostagem e amarração, o modelo do navio petroleiro, e a estrutura de acostagem) e aos ensaios de calibração do mesmo. Será também feita referencia as técnicas de experimentação e aos objectivos das fases que compõem o estudo em modelo físico.
Abstract (EN): Moored ship behavior inside harbors, and therefore the operational and security conditions at a port terminal, does not have a straightforward relationship with the local environmental conditions. Due to the diversity and complexity of the involved phenomena, physical modeling is an essential tool to deal with this kind of issues. After the presentation of the Leixoes Oil Terminal, a brief description of the main problems affecting operational and security conditions at the berth “A” is carried out. Being the experimental component of the study in its initial phase, special attention is given to the construction of the physical model (including the berthing and mooring devices, the tanker model and the berthing structure) and its calibration tests. Reference is also made to experimental techniques and to the phases that compose the physical model study.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: vgomes@fe.up.pt
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
PT001_P.Rosa.Santos.et.al.2as.JHRHA_UVE 1324.75 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Berthing Characteristics and the Behaviour of the Oil Terminal of Leixões Harbour, Portugal (2005)
Capítulo ou Parte de Livro
Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; Paulo Rosa Santos; Emílio Brogueira Dias; Hugo Guedes Lopes
Estudo em modelo físico da eficiência hidraúlica à reflexão de blocos verticais perfurados (2007)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; Emílio Brogueira Dias; Hugo Guedes Lopes; Paulo Jorge Rosa Santos
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-24 às 16:50:54 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico