| Resultados: |
Com este projeto, pretende em termos estratégicos, desenvolver soluções, primeiramente direcionadas para o setor da mobilidade elétrica (bicicletas e cargo-bikes elétricas), tirando partido da atual dinâmica do setor e da proximidade geográfica estratégica do consórcio ao “Bike Valley” (onde se concentra a maioria do conhecimento e produtores nacionais do setor).
As necessidades supracitadas, identificadas em particular no setor das duas rodas, mas transversais a outra indústria metalomecânica, motivaram a definição do presente projeto de I&DT. Deste modo, o projeto EasySanding visa o desenvolvimento de soluções avançadas de acabamento de alto valor acrescentado.
Para tal, o consórcio assume os seguintes objetivos:
- Desenvolvimento de uma Célula (Robot) Autónoma EasySanding:
Desenvolvimento de uma célula multifunções de acabamento de quadros baseada num design de mono chassi. Equipar a célula com unidades de lixagem, polimento e fresagem, além de um robô de manipulação com troca automática de ferramentas, uma mesa dupla orbital de abastecimento contínuo e um sistema de inspeção robotizado para reconhecimento de defeitos.
- Desenvolvimento da Plataforma iSanding composta pelos módulos :
i) Expert ScanSanding: Ferramenta de reconhecimento de defeitos e diagnóstico do quadro, dotada de IA (Inteligência Artificial) para propor estratégias de lixagem, polimento e fresagem.
ii) ControlSanding ferramenta de monitorização e controlo para gerir variáveis do processo, prever necessidades de troca de ferramentas e antecipar paragens do equipamento.
iii) HMISanding : Desenvolvimento de uma Interface (HMI – Interface Homem-Máquina) baseada em IA de fácil utilização para operadores de fábrica com recomendações de parametrização sobre as correções das variáveis de processo.
- Transição Verde e Digital:
Incorporar processos eficientes e reduzir o consumo de recursos, como energia e matérias-primas, contribuindo para a transição digital da indústria 4.0.
- Fortalecimento da marca Anadirobtic:
i) Expandir a capacidade de resposta do mercado, aproveitando o crescimento do setor da mobilidade elétrica.
ii) Reforçar a capacidade tecnológica através da implementação visão artificial e IA.
-Colaboração Estratégica e Sustentabilidade:
i) Reforçar a colaboração com a FEUP para integrar eficazmente tecnologias avançadas e transferência de conhecimento científico.
ii) Assegurar que todos os desenvolvimentos contribuam para objetivos de sustentabilidade, minimizando o impacto ambiental e apoiando práticas ecológicas.
Assim, o consórcio pretende ampliar a gama de soluções de acabamento destinadas ao setor das duas rodas, superando a complexidade e aumentando a competitividade no mercado. Além disso, o projeto procura posicionar a Anadirobtic como líder em soluções de acabamento, promovendo a inovação e a sustentabilidade na indústria. |