Resumo (PT):
A partir da análise das produções “In-próprio para Dinossauros” (2017) e “O que pode o
teatro como poética do acontecimento” (2019), investigamos como o diálogo entre
questões artísticas, acadêmicas e de gênero encontra na Pesquisa Artística um espaço para
práticas não hegemônicas e saberes contra-coloniais em artes cênicas em Cuiabá.
Inspiradas por Miñoso (2020), perguntamo-nos como nos tornamos artistas-pesquisadoras
e registamos as contribuições das artistas-pesquisadoras para o teatro contemporâneo
entre 2016 e 2018. Com base em nossa experiência, identificamos práticas artísticas não
hegemônicas, enfrentando o conceito de colonialidade segundo Lugones (2008) e
observando práticas descolonializantes nas obras. A Pesquisa Artística, conforme
Bragagnolo et al. (2021) e Nogueira (2022), fundamenta o caráter artístico-acadêmico dessas
criações, destacando suas contribuições ao campo das artes cênicas em Cuiabá,
evidenciando formas de resistência e criação em contextos não hegemônicos.
Abstract (EN):
From the analysis of In-próprio
para Dinossauros (2017) and O
que pode o teatro como poética
do acontecimento (2019), we investigate how the dialogue
between artistic, academic, and
gender issues finds in Artistic Research a space for non-hegemonic practices and counter-colonial
knowledge in performing arts in
Cuiabá. Inspired by Miñoso
(2020), we ask how we become
artist-researchers and document
the contributions of artist-researchers to contemporary theater
between 2016 and 2018. Based on
our experience, we identify nonhegemonic artistic practices, addressing the concept of coloniality according to Lugones (2008)
and observing decolonizing practices in the works. Artistic Research, as defined by Bragagnolo et
al. (2021) and Nogueira (2022),
supports the artistic-academic
nature of these creations, highlighting their contributions to the
performing arts field in Cuiabá and evidencing forms of resistance and creation in non-hegemonic contexts.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific