Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Como nos tornamos as artistas-pesquisadoras que somos? Pistas sobre gênero e pesquisa artística como prática de decolonização dos saberes em artes cênicas em Cuiabá
Publication

Como nos tornamos as artistas-pesquisadoras que somos? Pistas sobre gênero e pesquisa artística como prática de decolonização dos saberes em artes cênicas em Cuiabá

Title
Como nos tornamos as artistas-pesquisadoras que somos? Pistas sobre gênero e pesquisa artística como prática de decolonização dos saberes em artes cênicas em Cuiabá
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2025
Authors
Nunes, Thereza Helena de Souza
(Author)
Other
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Bragagnolo, Bibiana Maria
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Indexing
Crossref
Other information
Resumo (PT): A partir da análise das produções “In-próprio para Dinossauros” (2017) e “O que pode o teatro como poética do acontecimento” (2019), investigamos como o diálogo entre questões artísticas, acadêmicas e de gênero encontra na Pesquisa Artística um espaço para práticas não hegemônicas e saberes contra-coloniais em artes cênicas em Cuiabá. Inspiradas por Miñoso (2020), perguntamo-nos como nos tornamos artistas-pesquisadoras e registamos as contribuições das artistas-pesquisadoras para o teatro contemporâneo entre 2016 e 2018. Com base em nossa experiência, identificamos práticas artísticas não hegemônicas, enfrentando o conceito de colonialidade segundo Lugones (2008) e observando práticas descolonializantes nas obras. A Pesquisa Artística, conforme Bragagnolo et al. (2021) e Nogueira (2022), fundamenta o caráter artístico-acadêmico dessas criações, destacando suas contribuições ao campo das artes cênicas em Cuiabá, evidenciando formas de resistência e criação em contextos não hegemônicos.
Abstract (EN): From the analysis of In-próprio para Dinossauros (2017) and O que pode o teatro como poética do acontecimento (2019), we investigate how the dialogue between artistic, academic, and gender issues finds in Artistic Research a space for non-hegemonic practices and counter-colonial knowledge in performing arts in Cuiabá. Inspired by Miñoso (2020), we ask how we become artist-researchers and document the contributions of artist-researchers to contemporary theater between 2016 and 2018. Based on our experience, we identify nonhegemonic artistic practices, addressing the concept of coloniality according to Lugones (2008) and observing decolonizing practices in the works. Artistic Research, as defined by Bragagnolo et al. (2021) and Nogueira (2022), supports the artistic-academic nature of these creations, highlighting their contributions to the performing arts field in Cuiabá and evidencing forms of resistance and creation in non-hegemonic contexts.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same book

É a mesma dança: a questão da identidade brasileira à luz de Torquato Neto, Ariano Suassuna e Gilberto Freyre (2025)
Chapter or Part of a Book
Leal, Daiane Rufino ; Guerra, Paula ; Castelo Branco, Edwar
Desconstruíndo o Antropoceno, artes, política e natureza (2025)
Chapter or Part of a Book
Guerra, Paula ; Sousa, Sofia
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Terms and Conditions I Acessibility I Index A-Z
Page created on: 2025-12-03 13:10:48 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book