Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Qual o impacte de uma intervenção com setting na escola na atividade física em crianças?
Publication

Qual o impacte de uma intervenção com setting na escola na atividade física em crianças?

Title
Qual o impacte de uma intervenção com setting na escola na atividade física em crianças?
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2011
Authors
Rosário, Rafaela
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Pereira, Beatriz
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Araújo, Ana
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Lopes, Óscar
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Padrão, Patríca
(Author)
FCNAUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Teixeira, Vítor Hugo
(Author)
FCNAUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Oliveira, Bruno M.P.M.
(Author)
FCNAUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Barros, Renata
(Author)
FCNAUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Moreira, André
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Conference proceedings International
Scientific classification
FOS: Medical and Health sciences > Health sciences
CORDIS: Health sciences
Other information
Authenticus ID: P-010-QT2
Resumo (PT): Introdução: A prevalência do excesso de peso e obesidade em crianças está a assumir proporções alarmantes quer em Portugal (Padez, Fernandes, Mourão, Moreira, & Rosado, 2004) quer no mundo (World Health Organization, 2007). O presente estudo pretende avaliar o impacte de uma intervenção implementada por professores, com educação e formação em estilos de vida saudáveis, na Actividade Física (AF) das crianças dos 6 aos 10 anos. Metodologia: A colheita de dados ocorreu em dois momentos, antes e após a intervenção e, incluiu a monitorização de parâmetros antropométricos tendo por base procedimentos internacionalmente aceites (WHO, 1995) como o peso, altura, perímetro de cintura. a entrevista de recordação alimentar das 24h anteriores e, um questionário dirigido aos pais sobre a AF da criança e perfil sociodemográfico. O programa de intervenção Prevenir a Obesidade Tornando-se Saudável (POTS), baseado nos pressupostos teóricos do modelo de promoção de saúde (Pender, 1996), foi conduzido entre Outubro de 2008 e Março de 2009, após a aprovação das escolas onde o estudo decorreu. Resultados: Participaram no primeiro momento do estudo 235 raparigas e 225 rapazes com uma média de idades de 8.3 1.2 anos. Verificou-se que o aumento do Índice de AF das crianças avaliadas no período pós-intervenção foi significativamente superior no grupo de intervenção comparativamente com a do grupo controlo [média(dp): 7.04 (0.48) versus 4.95 (0.49); p= 0.002], mesmo ajustando para a educação dos pais, valor energético total no pré-intervenção e mantendo as crianças “nested” nas escolas. Conclusão: Os resultados sugerem que é possível aumentar a AF recorrendo a uma intervenção baseada na formação contínua de professores. Mais trabalhos deverão ser realizados para saber se o aumento é mantido no tempo, e se pode ser reproduzido noutras realidades escolares e sociodemográficas.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: patriciapadrao@fcna.up.pt
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Related Publications

Of the same authors

Changes in childhood obesity prevalence following a school based intervention focusing on staff development and nutrition education (2010)
Poster in an International Conference
Rosário, Rafaela; Araújo, Ana; Lopes, Óscar; Moreira, André; Oliveira, Bruno; Padrão, Patrícia; Teixeira, Vítor Hugo; Barros, Renata; Pereira, Beatriz; Moreira, Pedro
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Centro de Desporto da Universidade do Porto I Terms and Conditions I Acessibility I Index A-Z
Page created on: 2025-10-14 13:32:34 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book