Resumo (PT):
Introdução: A prevalência do excesso de peso e obesidade em crianças está a assumir proporções
alarmantes quer em Portugal (Padez, Fernandes, Mourão, Moreira, & Rosado, 2004) quer no mundo
(World Health Organization, 2007). O presente estudo pretende avaliar o impacte de uma intervenção
implementada por professores, com educação e formação em estilos de vida saudáveis, na Actividade
Física (AF) das crianças dos 6 aos 10 anos.
Metodologia: A colheita de dados ocorreu em dois momentos, antes e após a intervenção e, incluiu a
monitorização de parâmetros antropométricos tendo por base procedimentos internacionalmente
aceites (WHO, 1995) como o peso, altura, perímetro de cintura. a entrevista de recordação alimentar
das 24h anteriores e, um questionário dirigido aos pais sobre a AF da criança e perfil sociodemográfico.
O programa de intervenção Prevenir a Obesidade Tornando-se Saudável (POTS), baseado nos
pressupostos teóricos do modelo de promoção de saúde (Pender, 1996), foi conduzido entre Outubro de 2008 e Março de 2009, após a aprovação das escolas onde o estudo decorreu.
Resultados: Participaram no primeiro momento do estudo 235 raparigas e 225 rapazes com uma
média de idades de 8.3 1.2 anos. Verificou-se que o aumento do Índice de AF das crianças avaliadas
no período pós-intervenção foi significativamente superior no grupo de intervenção comparativamente
com a do grupo controlo [média(dp): 7.04 (0.48) versus 4.95 (0.49); p= 0.002], mesmo ajustando para a
educação dos pais, valor energético total no pré-intervenção e mantendo as crianças “nested” nas
escolas.
Conclusão: Os resultados sugerem que é possível aumentar a AF recorrendo a uma intervenção
baseada na formação contínua de professores. Mais trabalhos deverão ser realizados para saber se o
aumento é mantido no tempo, e se pode ser reproduzido noutras realidades escolares e sociodemográficas.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
patriciapadrao@fcna.up.pt