Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Edifício da Reitoria da Universidade do Porto - Enquadramento

Memória U.Porto

Edifício da Reitoria da U.Porto

Enquadramento

Fotografia da ribeira da cidade do Porto / Photograph of the Douro river in PortoA cidade do Porto nasceu em terreno acidentado, sobre duas colinas ou morros - o da Sé ou Penaventosa e o da Vitória -, ambos debruçados sobre o Douro. Em 1996, o centro histórico foi classificado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, na sequência de um processo de candidatura promovido pela Câmara Municipal e preparado pelo CRUARB/CH. A classificação teve como objecto o velho burgo, espaço onde se multiplicam construções medievais e modernas, arruamentos com vários séculos de existência, de permeio com vestígios arqueológicos dos séculos IV a III a.C.

A área de protecção do Porto Património Mundial corresponde aos arrabaldes da cidade medieval em ambas as margens do rio e inclui monumentos como a Ponte D. Luís I e o Mosteiro da Serra do Pilar. Na margem norte, abrange as freguesias de Miragaia e de Santo Ildefonso e as escarpas dos Guindais e das Fontainhas e, na margem sul, a encosta onde se fixaram as caves de vinho do Porto.

Fotografia da Sé catedral do Porto e Paço do Bispo vistos do telhado do edifício da Cadeia e Tribunal da Relação do Porto / Photo of the Cathedral of Porto and the Bishop’s Palace seen from the roof of the building of Jail and Court of Appeal of PortoO edifício da Reitoria, na Praça Gomes Teixeira, situa-se em pleno Centro Histórico, numa zona urbana com forte cunho medieval. Rodeiam-no construções notáveis, como o conjunto monumental dos Clérigos (monumento nacional), o edifício da antiga Cadeia e Tribunal da Relação (imóvel de interesse público), convertido no Centro Português de Fotografia em 1997, o antigo Hospital da Misericórdia, actualmente Hospital de Santo António (monumento nacional), a igreja do extinto convento dos Carmelitas Descalços e a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo (ambas em vias de classificação).

A construção, de forma quadrangular, é limitada a norte pela Praça Gomes Teixeira e a sul pelo Campo dos Mártires da Pátria e Jardim de João Chagas, mais conhecido por Jardim da Cordoaria. A parte nascente é ladeada pela Rua Dr. Ferreira da Silva, em tempos designada Rua da Academia Politécnica e a poente pela Praça de Parada Leitão.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2011-04-20 Página gerada em: 2024-10-06 às 08:11:00 Denúncias