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Ecotoxicologia Avançada

Código: TCAEM08     Sigla: EA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 17-02-2025 a 18-07-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTCA 11 Plano Oficial 2020 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês
Obs.: predominantemente inglês, podendo ser ainda usado português

Objetivos

Apreender conceitos fundamentais, avançados e aplicados de Ecotoxicologia e familiarizar-se com metodologias e técnicas usadas por rotina na avaliação da ecotoxicidade, bem como novas abordagens adequadas a cenários reais que os(as) estudantes poderão ter de enfrentar durante o exercício da sua actividade profissional.

Estimular e desenvolver a aptidão dos(as) estudantes para a investigação científica e o gosto pela procura e actualização do conhecimento.

Estimular e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar.

Promover o uso do conhecimento adquirido na resolução de problemas ecotoxicológicos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC espera-se que os(as) estudantes:

1) Possuam conceitos fundamentais, avançados  e aplicados de Ecotoxicologia e conheçam metodologias e técnicas usadas por rotina na avaliação da ecotoxicidade, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da atualidade (e.g. poluição e outros problemas resultantes do aumento da população humana, alterações climáticas).

2) Estejam aptos(as) para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas ecotoxicológicos em diferentes regiões (temperadas, tropicais e subtropicais, frias).

3) Tenham desenvolvido a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no âmbito da ecotoxicologia.

4) Tenham adquirido capacidades de autonomia, intervenção construtiva, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões no âmbito da ecotoxicologia em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de ecotoxicologia, toxicologia e química ambiental adquiridos em unidades curriculares do 1º semestre do 1º ano do MTCA.

Programa

1. Ecotoxicologia; ambiente e desenvolvimento; sustentabilidade.

2. Problemas clássicos.

3. Paradigmas emergentes.

4.Toxicidade de contaminantes ambientais: da molécula ao ecossistema.

5. Efeitos de misturas e interações toxicológicas.

6. Avaliação da ecotoxicidade de substâncias puras e de misturas em ecossistemas terrestres, dulçaquícolas e marinhos: ensaios ecotoxicológicos laboratoriais; ensaios de micro, meso e macrocosmos; monitorização e outros métodos de avaliação da qualidade ambiental e dos efeitos da contaminação ambiental em cenários reais (diferentes tipos de ecossistemas).

7. Interações entre stressores físicos (e.g. temperatura) e químicos; efeitos de múltiplos stressores.

8. Alterações climáticas, biotoxinas e poluição.

9. Novos desafios e oportunidades.

Bibliografia Obrigatória

Zar Jerrold H.; Biostatistical analysis. ISBN: 0-13-086398-X
Walker C. H. 070; Principles of ecotoxicology. ISBN: 0-8493-3635-X
Klaassen Curtis D. ed.; Casarett and Doull.s toxicology. ISBN: 0-07-105476-6

Bibliografia Complementar

Colborn, T.; Dumanoski; Myers, J.P.; Our Stolen Future. Are we threatening our Fertility, Intelligence and Survival? - a Scientific Detective Story. , Dutto, New York. , 1996
Rachel Carson; Silent Spring, 1962
Van Gestel, C.A.M., Jonker, M.J.; Kammenga, J.E.; Laskowski, R.; Svendsen, C.; Mixture Toxicity – Linking Approaches from Ecological and Human Toxicology. SETAC & CRC Press, Taylor & Francis Group, Boca Raton., SETAC & CRC Press, Taylor & Francis Group, Boca Raton., 2010
Vethaak, D.; Schrap, M.; de Voogt, P. (EDs.); Estrogens and Xenoestrogens in the Aquatic Environment: an Integrated Approach for Field Monitoring and Effect Assessment. , Society of Toxicology and Environmental Chemistry (SETAC) Press, Pensacola., 2006
Araújo, C.M.V.; Shinn, C. (Eds.); Ecotoxicology in Latin America, Nova Publishers, New York, 591 p. ISBN: 978-1-53610-609-1 (e-book)., 2017

Observações Bibliográficas

são ainda recomendados diversos artigos que científicos para suporte da discussão dos casos de estudo apresentados, das metodologias e técnicas apresentadas, bem como diversos websites de interesse

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular funcionará de modo intensivo.

Aulas teóricas interativas e de discussão de casos de estudo estimulando a participação ativa dos(as) estudantes.

Aulas práticas laboratoriais para aquisição de treino em avaliações ecotoxicológicas.

Aulas práticas de trabalho individual e em grupo com simulações (e.g. computacionais, cenários de “jogo”) e casos de estudo reais, incluindo tomada de decisão e comunicação de resultados e decisões em diferentes contextos.

Trabalho de grupo efetuado de forma autónoma (componente de seminário) pelos(as) estudantes sobre um tema à sua escolha no âmbito da Ecotoxicologia, apresentação e discussão do trabalho efetuado no final do semestre com colegas e docentes.

Será estimulada e desenvolvida a capacidade de estudo e trabalho autónomos.

Caso haja necessidade, serão utilizadas ferramentas de ensino a distância.

Software

SPSS, power point, excel, word
spss, excel, word, power point

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Riscos ambientais
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecotoxicologia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Alterações globais
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os(as) estudantes deverão etar presentes nas aulas teóricas e práticas, e entregar um trabalho final, na forma de um artigo científico de revisão sobre o impacto de artigos científicos na comunidade científica e no avanço do conhecimento, efectuado em grupo. O trabalho deverá ser entregue obrigatoriamente na última aula da unidade curricular, ser apresentado na forma de comunicação oral e discutido.

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA FINAL: A + B + C

A: nota do exame escrito (mínimo 5,0/10,0 valores): 50%

B: nota da componente de avaliação contínua I (participação e desempenho nas atividades durante as aulas complementadas com trabalho autónomo) mínimo 1,0/2,0 valores): 10%

C: nota da componente de seminário, avaliação contínua II (mínimo 4,0/8,0 valores): 40%

Provas e trabalhos especiais

Trabalho e relatório em grupo na forma de artigo científico sobre o impacto de artigos científicos na comunidade científica e no avanço do conhecimento, efectuado em grupo.

Apresentação do mesmo na forma de comunicação oral e sua discussão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

exame escrito.

Melhoria de classificação

Exame escrito.

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