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Fisiologia

Código: L.BIO041     Sigla: FISIO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Base (Matemática, Física, Química, Biologia)

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 20-12-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Imuno-Fisiologia e Farmacologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.BIO 23 Plano Oficial do ano letivo 3 - 6 39 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mónica Isa Moreira Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Fernando José Martins de Oliveira Carvalho 0,615
Moisés Tolentino Bento da Silva 0,847
Mónica Isa Moreira Rodrigues 1,538

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes e futuros engenheiros devem familiarizar-se com a Fisiologia Celular, dos Tecidos e dos Órgãos. Mas também com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas fisiológicos (cardiovascular, renal, pulmonar, gastrointestinal and reprodutor), através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia, na perspectiva de um engenheiro; devem perceber as diferenças e complementariedade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino. 

A UC de Fisiologia fornece conhecimentos da fisiologia normal e da homeostasia que são importantes para várias UC da Licenciatura em Bioengenharia e do Mestrado em Bioengenharia. Por exemplo na Licenciatura em Bioengenharia para as UC de Engenharia Regenerativa, Ciência e Engenharia de Biomateriais e ainda Nanotecnologia em Saúde as quais têm como um dos objetivos a regeneração dos tecidos, nomeadamente, através de estratégias que visam o desenvolvimento e / ou manipulação de moléculas, células, tecidos ou órgãos, ou a utilização de biomateriais, ou ainda o uso da nanotecnologia de forma a reparar, substituir ou apoiar partes do corpo lesionadas ou incapacitadas com o objetivo de recuperar a sua fisiologia normal.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de conhecimentos fundamentais de Fisiologia, em particular nas áreas da Fisiologia Celular; Fisiologia do Sistema Nervoso; Fisiologia Cardiovascular e do Sangue; Fisiologia Renal; Fisiologia Respiratória; Fisiologia Gastrointestinal; Fisiologia do Sistema Endócrino e do Sistema Reprodutor.

Aquisição de competências essenciais: compreender que cada tipo de célula tem uma composição e função específica que vai ser determinante para o tecido que forma. Por sua vez o tipo de tecido constituído vai ser importante para a função do órgão. Por isso, alterações moleculares nas células podem influenciar a função do órgão e dos sistemas de órgãos, podendo afetar positivamente ou negativamente o organismo; compreender os Sistemas estudados, com ênfase nos respetivos mecanismos homeostáticos.

Aquisição de aptidões fundamentais: estimular o pensamento crítico e potenciar a comunicação e a capacidade de trabalhar em equipa.

Os estudantes devem ser capazes de formular soluções práticas de engenharia para resolver problemas biológicos e fisiológicos (i.e., doença). Estas capacidades terão muita utilidade em várias UC da Licenciatura em Bioengenharia e do Mestrado em Bioengenharia.

Os estudantes devem também perceber como as soluções biológicas encontradas nos grandes sistemas podem potencialmente servir para resolver problemas tradicionais da engenharia.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pré-requisitos: Biologia Celular, Biologia Molecular, Quimica Orgânica e Biológica, Bioquímica.
Co-requisitos: Anatomia Humana

Programa

Introdução: fisiologia celular, as células do sistema nervoso, as células do músculo cardíaco, do músculo liso e do músculo esquelético; transporte biológico; neurofisiologia, bases eletroquímicas da função nervosa e transmissão sináptica; fisiologia dos tecidos, músculo cardíaco, liso e esquelético; a homeostasia.

Fisiologia do Sistema Nervoso: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico, Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autónomo. Sistema Nervoso Simpático, Parassimpático e Entérico.

Fisiologia do Sistema Cardiovascular: o coração como bomba; origem do batimento cardíaco e atividade elétrica do coração; dinâmica do fluxo sanguíneo e linfático; mecanismos reguladores cardiovasculares; circulação através de regiões especiais; regulação da pressão arterial a curto prazo; doenças cardiovasculares.

Fisiologia do sangue: componentes do sangue e funções; hemóstase primária e secundária.

Fisiologia do Sistema Renal: organização do sistema renal; estrutura e função do Rim; filtração glomerular; reabsorção e secreção renal; formação e excreção de urina; a creatinina e a ureia; regulação da composição e do volume do fluido extracelular; controlo da excreção sódio, potássio, magnésio e fósforo; sistema renina-angiotensina-aldosterona; regulação da pressão arterial a longo prazo; doenças renais e diuréticos.

Fisiologia do Sistema Respiratório: ventilação pulmonar; princípios físicos das trocas gasosas; difusão de O2 e CO2 através da membrana respiratória; transporte de O2 e CO2; volumes respiratórios; regulação nervosa da respiração; ajustes respiratórios na saúde e na doença.

Regulação do Equilíbrio Ácido-Base: importância da manutenção do pH, CO2 e HCO3- sanguíneo; função reguladora dos sistemas tampão, pulmão e rim; acidose ou alcalose, respiratória ou metabólica; mecanismos compensatórios.

Fisiologia do Sistema Gastrointestinal: resposta gastrointestinal integrada a uma refeição; fase cefálica, oral e esofágica; fase gástrica; pâncreas exócino; intestino delgado; intestino grosso; ânus; fisiologia hepática e vias biliares; digestão e absorção; regulação da função gastrointestinal.

Fisiologia do Sistema Endócrino: Eixo hipotálamo-hipofisário. Funções das glândulas endócrinas: tiroide, glândulas suprarrenais e pâncreas endócrino. Metabolismo do cálcio e do fósforo.

Bioenergética e Metabolismo Celular: Metabolismo celular. Metabolismo dos hidratos de carbono, dos lípidos e das proteínas. Regulação da Temperatura e Taxa Metabólica.

Fisiologia do Sistema Reprodutor: sistema reprodutor masculino; sistema reprodutor feminino; fertilização, gravidez e lactação.

Papel regulador do sistema endócrino e do sistema nervoso nos sistemas cardiovascular, renal, respiratório e gastrointestinal e relação destes sistemas com a Bioengenharia.

Bibliografia Obrigatória

Hall John E.; Guyton and Hall textbook of medical physiology. ISBN: 978-1-4557-7005-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na maioria das aulas teórico-práticas inicialmente será apresentada uma introdução teórica ao tema e posteriormente haverá uma discussão de problemas reais ou casos clínicos sobre a fisiologia e/ou fisiopatologia subjacente.

Em algumas aulas teórico-práticas os estudantes funcionam em grupos de 2-3 de forma a estimular a discussão dos temas e a trabalhar em equipa simulando, em computador, as variações dos parâmetros fisiológicos e bioquímicos dos vários sistemas, comparando os resultados obtidos com as previsões feitas com base nos conhecimentos teóricos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

São admitidos a exame os alunos que obtiverem 3/4 de presenças nas TP.

Fórmula de cálculo da classificação final

 O aluno pode optar pela realização de frequências (2) ou pelo exame final. A 1ª frequência realiza-se durante a semana intercalar e a 2ª frequência é coincidente com o exame final da época normal. São dispensados de avaliação em exame final da matéria da 1ª frequência os estudantes que obtiverem pelo menos 40% da nota máxima da referida frequência. O exame final (ou frequências) consiste num teste de escolha múltipla. São aprovados os alunos que no teste teórico obtiverem nota igual ou superior a 10/20.

Melhoria de classificação

De acordo com a lei em vigor.
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