Código: | L.BIO041 | Sigla: | FISIO |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências de Base (Matemática, Física, Química, Biologia) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Imuno-Fisiologia e Farmacologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.BIO | 23 | Plano Oficial do ano letivo | 3 | - | 6 | 39 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Mónica Isa Moreira Rodrigues | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Fernando José Martins de Oliveira Carvalho | 0,615 | ||
Moisés Tolentino Bento da Silva | 0,847 | ||
Mónica Isa Moreira Rodrigues | 1,538 |
Os estudantes e futuros engenheiros devem familiarizar-se com a Fisiologia Celular, dos Tecidos e dos Órgãos. Mas também com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas fisiológicos (cardiovascular, renal, pulmonar, gastrointestinal and reprodutor), através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia, na perspectiva de um engenheiro; devem perceber as diferenças e complementariedade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino.
A UC de Fisiologia fornece conhecimentos da fisiologia normal e da homeostasia que são importantes para várias UC da Licenciatura em Bioengenharia e do Mestrado em Bioengenharia. Por exemplo na Licenciatura em Bioengenharia para as UC de Engenharia Regenerativa, Ciência e Engenharia de Biomateriais e ainda Nanotecnologia em Saúde as quais têm como um dos objetivos a regeneração dos tecidos, nomeadamente, através de estratégias que visam o desenvolvimento e / ou manipulação de moléculas, células, tecidos ou órgãos, ou a utilização de biomateriais, ou ainda o uso da nanotecnologia de forma a reparar, substituir ou apoiar partes do corpo lesionadas ou incapacitadas com o objetivo de recuperar a sua fisiologia normal.
Aquisição de conhecimentos fundamentais de Fisiologia, em particular nas áreas da Fisiologia Celular; Fisiologia do Sistema Nervoso; Fisiologia Cardiovascular e do Sangue; Fisiologia Renal; Fisiologia Respiratória; Fisiologia Gastrointestinal; Fisiologia do Sistema Endócrino e do Sistema Reprodutor.
Aquisição de competências essenciais: compreender que cada tipo de célula tem uma composição e função específica que vai ser determinante para o tecido que forma. Por sua vez o tipo de tecido constituído vai ser importante para a função do órgão. Por isso, alterações moleculares nas células podem influenciar a função do órgão e dos sistemas de órgãos, podendo afetar positivamente ou negativamente o organismo; compreender os Sistemas estudados, com ênfase nos respetivos mecanismos homeostáticos.
Aquisição de aptidões fundamentais: estimular o pensamento crítico e potenciar a comunicação e a capacidade de trabalhar em equipa.
Os estudantes devem ser capazes de formular soluções práticas de engenharia para resolver problemas biológicos e fisiológicos (i.e., doença). Estas capacidades terão muita utilidade em várias UC da Licenciatura em Bioengenharia e do Mestrado em Bioengenharia.
Os estudantes devem também perceber como as soluções biológicas encontradas nos grandes sistemas podem potencialmente servir para resolver problemas tradicionais da engenharia.
Introdução: fisiologia celular, as células do sistema nervoso, as células do músculo cardíaco, do músculo liso e do músculo esquelético; transporte biológico; neurofisiologia, bases eletroquímicas da função nervosa e transmissão sináptica; fisiologia dos tecidos, músculo cardíaco, liso e esquelético; a homeostasia.
Fisiologia do Sistema Nervoso: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico, Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autónomo. Sistema Nervoso Simpático, Parassimpático e Entérico.
Fisiologia do Sistema Cardiovascular: o coração como bomba; origem do batimento cardíaco e atividade elétrica do coração; dinâmica do fluxo sanguíneo e linfático; mecanismos reguladores cardiovasculares; circulação através de regiões especiais; regulação da pressão arterial a curto prazo; doenças cardiovasculares.
Fisiologia do sangue: componentes do sangue e funções; hemóstase primária e secundária.
Fisiologia do Sistema Renal: organização do sistema renal; estrutura e função do Rim; filtração glomerular; reabsorção e secreção renal; formação e excreção de urina; a creatinina e a ureia; regulação da composição e do volume do fluido extracelular; controlo da excreção sódio, potássio, magnésio e fósforo; sistema renina-angiotensina-aldosterona; regulação da pressão arterial a longo prazo; doenças renais e diuréticos.
Fisiologia do Sistema Respiratório: ventilação pulmonar; princípios físicos das trocas gasosas; difusão de O2 e CO2 através da membrana respiratória; transporte de O2 e CO2; volumes respiratórios; regulação nervosa da respiração; ajustes respiratórios na saúde e na doença.
Regulação do Equilíbrio Ácido-Base: importância da manutenção do pH, CO2 e HCO3- sanguíneo; função reguladora dos sistemas tampão, pulmão e rim; acidose ou alcalose, respiratória ou metabólica; mecanismos compensatórios.
Fisiologia do Sistema Gastrointestinal: resposta gastrointestinal integrada a uma refeição; fase cefálica, oral e esofágica; fase gástrica; pâncreas exócino; intestino delgado; intestino grosso; ânus; fisiologia hepática e vias biliares; digestão e absorção; regulação da função gastrointestinal.
Fisiologia do Sistema Endócrino: Eixo hipotálamo-hipofisário. Funções das glândulas endócrinas: tiroide, glândulas suprarrenais e pâncreas endócrino. Metabolismo do cálcio e do fósforo.
Bioenergética e Metabolismo Celular: Metabolismo celular. Metabolismo dos hidratos de carbono, dos lípidos e das proteínas. Regulação da Temperatura e Taxa Metabólica.
Fisiologia do Sistema Reprodutor: sistema reprodutor masculino; sistema reprodutor feminino; fertilização, gravidez e lactação.
Papel regulador do sistema endócrino e do sistema nervoso nos sistemas cardiovascular, renal, respiratório e gastrointestinal e relação destes sistemas com a Bioengenharia.
Na maioria das aulas teórico-práticas inicialmente será apresentada uma introdução teórica ao tema e posteriormente haverá uma discussão de problemas reais ou casos clínicos sobre a fisiologia e/ou fisiopatologia subjacente.
Em algumas aulas teórico-práticas os estudantes funcionam em grupos de 2-3 de forma a estimular a discussão dos temas e a trabalhar em equipa simulando, em computador, as variações dos parâmetros fisiológicos e bioquímicos dos vários sistemas, comparando os resultados obtidos com as previsões feitas com base nos conhecimentos teóricos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Total: | 100,00 |