Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > PDCTA02

Tese

Código: PDCTA02     Sigla: Tese

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Toxicologia e Contaminação Ambientais

Ocorrência: 2024/2025 - A (de 02-01-2025 a 31-10-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCTA 13 Plano Oficial do ano letivo 2016 1 - 231 347 6237
2
3
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lúcia Maria das Candeias Guilhermino Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 3,10
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 3,099
Lúcia Maria das Candeias Guilhermino 0,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O objetivo principal é realizar um projeto de investigação inovador e de excelência na área da Toxicologia e Contaminação Ambientais conducente a Tese de Doutoramento. Outros objetivos da maior importância são desenvolver a criatividade, e a capacidade de análise crítica, autonomia, trabalho em equipas multidisciplinares e multiculturais, e comunicação (escrita e oral) de resultados científicos a diferentes tipos de audiência, incluindo a publicação de artigos em revistas científicas de elevada qualidade. Mais especificamente e de acordo com os projetos individuais, os(as) estudantes deverão adquirir conhecimento, competência tecnológica e desenvolver a sua capacidade para encontrar soluções que possam contribuir para fazer face aos grandes desafios ambientais, tais como as mudanças climáticas e o aumento da população humana, contribuindo para a conservação da biodiversidade, qualidade ambiental, exploração sustentada de bens e serviços dos ecossistemas, economia circular, sustentabilidade e promoção da saúde do oceano e do ambiente em geral, animal e humana, em linha com os conceitos ‘One Health’ e ‘Global Health’.

Resultados de aprendizagem e competências

O objetivo principal é realizar um projeto de investigação inovador e de excelência na área da Toxicologia e Contaminação Ambientais conducente a Tese de Doutoramento. Outros objetivos da maior importância são desenvolver a criatividade, e a capacidade de análise crítica, autonomia, trabalho em equipas multidisciplinares e multiculturais, e comunicação (escrita e oral) de resultados científicos a diferentes tipos de audiência, incluindo a publicação de artigos em revistas científicas de elevada qualidade. Mais especificamente e de acordo com os projetos individuais, os(as) estudantes deverão adquirir conhecimento, competência tecnológica e desenvolver a sua capacidade para encontrar soluções que possam contribuir para fazer face aos grandes desafios ambientais, tais como as mudanças climáticas e o aumento da população humana, contribuindo para a conservação da biodiversidade, qualidade ambiental, exploração sustentada de bens e serviços dos ecossistemas, economia circular, sustentabilidade e promoção da saúde do oceano e do ambiente em geral, animal e humana, em linha com os conceitos ‘One Health’ e ‘Global Health’.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os conhecimentos prévios e em simultâneo dependem do projeto de doutoramento a desenvolver. De forma geral, quando iniciam os seus projetos de doutoramento, os(as) estudantes deverão ser detentores de conhecimento e metodologias no âmbito das Ciências da Vida e do Ambiente a nível de Mestrado. No decurso do doutoramento, de acordo com o percurso individual, o tema do projeto e as necessidades específicas, os(as) estudantes deverão complementar e/ou diversificar a sua formação, podendo por exemplo, frequentar cursos avançados, undidades curriculares a nível de 3º Ciclo, participar em encontros científicos, entre outras possibilidades.

Programa

Os tópicos dos projetos são escolhidos pelos(as) estudantes em colaboração com as respetivas equipas de orientação, suportados pela Comissão Científica do Programa Doutoral sempre que necessário. Preferencialmente, os projetos deverão estar orientados para a produção de conhecimento científico (fundamental e/ou aplicado), desenvolvimento tecnologógico, e ou produção de outros produtos, serviços, ou abordagens inovadoras que contribuam para fazer face aos grandes desafios ambientais, tais como as mudanças climáticas e o aumento da população humana, contribuindo para a conservação da biodiversidade, qualidade ambiental, exploração sustentada de bens e serviços dos ecossistemas, economia circular, sustentabilidade e promoção da saúde do oceano e do ambiente em geral, animal e humana, em linha com os conceitos ‘One Health’ e ‘Global Health’. Entre outros, os tópicos dos projetos de doutoramento podem, por exemplo, enquadrar-se nos seguintes temas genéricos:

- Mudanças climáticas globais, saúde e doença

- Efeitos combinados de bioinvasões, poluição e alterações climáticas na saúde dos ecossistemas

- Contaminação ambiental global por plásticos e microplásticos e seus efeitos biológicos e ecológicos, e/ou na saúde humana;

- Contaminação ambiental por novas substância e materiais (e.g. nanomateriais, novos fármacos) e seus efeitos na saúde dos organismos,  ecossistemas e população humana;

- Mudanças climáticas globais e medidas de adaptação

- Efeitos de stressores múltiplos

- Tecnologias e modelação para monitorização da qualidade ambiental, poluição, conservação e remediação

- Conhecimento e metodologias para melhorar a avaliação de risco de substâncias químicas (e.g. medicamentos, biocidas, pesticidas, etc.)

- Qualidade ambiental e doenças emergentes (reemergentes) incluindo zoonoses

- Ambiente e Saúde Pública

- Contaminação ambiental por agentes químicos e biológicos e segurança alimentar

- Novas fontes de alimento, novas tecnologias alimentares e minimização da sua pegada ecológica

- Tecnologias eficazes de baixo custo para melhorar a monitorização da qualidade ambiental

- Novas tecnologias energéticas e seus potenciais impatos ambientais

- Valorização e rentabilização de recursos marinhos

- Novas tecnologias para a economia circular e avaliação de potenciais impatos ambientais

Bibliografia Obrigatória

Christian E. W. Steinberg; Stress ecology. ISBN: 978-94-007-2071-8
Charles Sheppard; World seas. ISBN: 978-0-12-805052-1

Observações Bibliográficas

A bibliografia depende do tema de tese de cada estudante.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de investigação acompanhado por uma equipa de orientação. Os(as) estudantes podem concorrer ao programa com ou sem projeto de investigação e equipa de orientação. Caso concorram sem projeto de investigação nem equipa de orientação, até final do 1º semestre do 1º ano deverão escolher o tópico e a equipa de orientação, elaborar e submeter o projeto à Comissão Científica do Programa Doutoral (CC) para avaliação. O projeto poderá ser aprovado ou melhorado caso seja necessário. No final do 1º ano e após cada ano letivo, cada estudante submeterá um relatório anual sobre o trabalho de investigação efetuado e as dificuldades que eventualmente possa ter encontrado para análise pela CC. Caso seja necessário a CC ajudará a ultrapassar dificuldades. No 4º ano será submetida e defendida a tese de doutoramento em provas públicas, sendo a avaliação efectuada por um Júri de Doutoramento nomeado para o efeito..

As metodologias específicas dedem do projeto de doutoramento de cada estudante.

De salientar que sendo a avaliação da tese efetuada por um Júri nomeado para o efeito, se colocou 100% na apresentação e discussão da Tese.  

No caso das componentes de ocupação, a distribuição de tempo e o tipo de atividades variam consoante o projeto de cada estudante, pelo que se optou por não distribuir as horas do projeto de investigação (trabalho de laboratório, campo, etc).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 1500,00
Trabalho de investigação 4687,00
Total: 6237,00

Obtenção de frequência

Entrega dos relatórios anuais de atividade no tempo previsto para o efeito. Execução do projeto de investigação e submissão da Tese de Doutoramento.

Fórmula de cálculo da classificação final

O Juri de Doutoramento nomeado para cada estudante fará a avaliação da tese de doutoramento submetida e da sua apresentação e discussão em provas públicas.

Provas e trabalhos especiais

Tese de Doutoramento.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-30 às 19:15:10 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico