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Análise Estrutural e Funcional em Bioengenharia

Código: L.BIO043     Sigla: AEFB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Base (Matemática, Física, Química, Biologia)

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 11-09-2023 a 15-12-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Química
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.BIO 32 Plano Oficial do ano letivo 3 - 4,5 39 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria da Conceição Santos Silva Rangel Gonçalves Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Práticas Laboratoriais: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
André Moreira Neto da Silva 0,154
Maria da Conceição Santos Silva Rangel Gonçalves 1,846
Práticas Laboratoriais Totais 2 2,00
Tânia Alexandra Fernandes de Sousa Moniz Abreu 1,385
Maria da Conceição Santos Silva Rangel Gonçalves 0,154
André Moreira Neto da Silva 0,461

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo fundamental da unidade curricular é a aquisição de competências no âmbito das técnicas de análise estrutural que atualmente são utilizadas para a compreensão de aspetos estruturais e funcionais dos sistemas biológicos.

Os princípios destas técnicas têm por base a interação entre luz e matéria e abrangem as áreas científicas classicamente designadas por espectroscopia e microscopia. Estas duas áreas são complementares e permitem a caracterização e análise dos sistemas biológicos à escala molecular e à escala microscópica.

Na componente teórica, reconhecendo-se que os conceitos envolvidos são complexos, opta-se por apresentar a matéria acompanhada de casos/problema e discutir os conceitos teóricos envolvidos e ilustrar a informação que se pode extrair de cada uma das técnicas.

A componente laboratorial permitirá o contacto com casos concretos e a consolidação e aplicação dos conceitos.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao concluir esta UC o Estudante deve possuir competências para utilizar métodos espectroscópicos na determinação e interpretação de estruturas moleculares e sua função em biologia.

Uma vez que foram versados conceitos e características gerais o Estudante deve possuir competências para entender e usar novos métodos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de Química-Física, Biofísica e Bioquímica

Programa

Componente teórica

1. Introdução e princípios gerais

2. Interação matéria/radiação.

3. Conceitos e ferramentas

4. Espectroscopia de Infravermelho.

5. Espectroscopia de absorção no UV e Visível.

6. Espectroscopia de Fluorescência

7. Ressonância Magnética Nuclear.

8. Ressonância Paramagnética Eletrónica.

9. Absorção de raios-X.

10. Espectrometria de Massa


Componenta laboratorial 

Trabalhos laboratoriais em diferentes tipos de espectroscopia e respectivo tratamento de dados

Bibliografia Obrigatória

P. W. Atkins and Julio De Paula; Atkins’ Physical Chemistry
Gordon G. Hammes; Spectroscopy for the Biological Sciences”, Wiley-Interscience, New Jersey, 2005
Iain D. Campbel e Raymond A. Dwek, ; “Biological Spectroscopy”, Benjamin Cummings, California, 1984

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A teoria básica inerente a cada uma das técnicas é primeiro apresentados pelos docentes, sendo seguida por uma discussão aprofundada nas aulas seguintes. 

A discussão pode envolver a apresentação de exemplos por parte dos alunos, que deve ser baseada numa pesquisa bibliográfica.

A parte experimental referente a cada uma das técnicas é executada em aulas laboratoriais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Teste 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,50
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Frequência em 3/4 das aulas PL

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente 1:  teste que versa a matéria lecionada nas aulas TP e PL.

Componente 2 : apresentação e discussão de um trabalho científico

Classificação final = (0.65 x nota C1) +( 0.35 x nota C2)


Melhoria de classificação

A melhoria de classificação da componente 1 é realizada em época de recurso.
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