Código: | L.BIO007 | Sigla: | MATII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências de Base (Matemática, Física, Química, Biologia) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Química |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.BIO | 151 | Plano Oficial do ano letivo | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Pretende-se que os alunos aprendam, de forma sólida, os conceitos e as ferramentas matemáticas para o estudo das funções de várias variáveis, assim como desenvolvam raciocínio analítico.
Pretende-se que o estudante conheça os fundamentos e resultados principais dos assuntos referidos no programa, bem como que esteja familiarizado com as principais ferramentas da Análise Real e da Análise Vectorial, e ainda que seja capaz de as utilizar em problemas concretos. Em particular deve desenvolver capacidades de cálculo diferencial e integral a várias variáveis.
Revisões: O espaço euclideano. Produtos interno e vectorial. Norma e distância.
Estudo de curvas no plano e no espaço. Velocidade, acelerações tangencial e normal, curvatura.
Conceitos métricos. Funções escalares. Derivadas parciais, gradiente. Geometria das superfícies de nível. Derivação composta. Derivadas parciais de ordem superior.
Polinómio de Taylor. Resto de Taylor (1 ou 2 variáveis)
Máximos e mínimos locais e condicionados: matriz Hessiana e multiplicadores de Lagrange
Integral de Riemann e Teorema de Fubini. Integrais múltiplos; coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Aplicações. Mudança de coordenadas e matriz Jacobiana.
Caminhos, integrais de linha, campos de gradientes. Teorema de Green; aplicações.
Superfícies parametrizadas: geometria, integral de uma função escalar, orientação, orientação no bordo, e fluxo de um campo de vectores.
Divergência e rotacional de um campo de vectores. Teoremas de Stokes e de Gauss. Aplicações. Leis de Faraday e de Gauss.
As horas de contacto estão distribuídas numa componente de exposição teórica e intuitiva da matéria, sendo apresentados e discutidos bastantes exemplos e aplicações, que permitem ilustrar os conceitos e resultados. Na componente prática são resolvidos exercícios e problemas previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina.
Dada a natureza do curso a maior parte dos resultados é apresentada com enunciado formal, suficientemente motivado e suportado em argumentos geométricos e analíticos. A maior parte das demonstrações é omitida mas está disponível na bibliografia obrigatória.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 158,00 |
Apresentar-se nos períodos de avaliação previstos.
A avaliação UC será dividida em dois testes obrigatórios (2 horas de duração cada), o primeiro, T1, cotado para 8 valores e o segundo, T2, cotado para 12 valores.
O primeiro teste será realizado a meio do semestre, o segundo teste será realizado durante a época de exames da época normal. A classificação final da época normal é a soma das classificações dos dois testes (que deverá ser igual ou superior a 9,5 valores).
Época de recurso:
- No exame da época de recurso os estudantes podem repetir novamente os dois testes ou somente um deles R1 e R2, R1 ou R2. Essa indicação terá que ser dada ao docente antes da realização do exame de recurso. - A classificação final, CF, é igual à soma das classificações máximas obtidas em cada parte da avaliação:
CF=max{T1, R1}+max{T2,R2}. A aprovação corresponde a soma maior ou igual a 9,5 valores (excepto nos casos de melhoria de classificação de estudantes aprovados em 2018/19).
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Todas as situações de avaliação não previstas nos pontos anteriores, em particular melhorias de classificação noutras épocas e provas de substituição requeridas de acordo com as situações previstas nos regulamentos, reduzir-se-ão a uma única prova, cuja duração não pode exceder as três horas, e que pode ser antecedida de uma prova oral simples para verificar se o estudante está minimamente preparado para realizar o exame.